Grande Futebol
100 golos na MLS: o Wright-Phillips menos famoso entrou na história
2018-07-26 18:35:00
O inglês tornou-se o 11º jogador a atingir a marca no campeonato dos EUA

É provável que o leitor conheça Shaun Wright-Phillips. O médio e extremo jogou vários anos no Manchester City e no Chelsea, venceu vários troféus em Inglaterra e representou o país no Mundial da África do Sul, em 2010. Contudo, há outro elemento da família em grande destaque desde a última madrugada. O irmão de Shaun, Bradley Wright-Phillips, chegou aos 100 golos na MLS e entrou num lote de lendas da competição norte-americana, tornando-se apenas no 11º jogador a conseguir tal feito. Nos EUA desde 2013, Bradley Wright-Phillips é rei e senhor do futebol nova-iorquino, mostrando uma regularidade impressionante como avançado dos NY Red Bulls.

O clube visitou o DC United, na capital norte-americana, em mais um jogo da MLS e a expetativa era ver Bradley Wright-Phillips chegar aos 100 golos na carreira. Contudo, ninguém esperava que o jogador conseguisse fazê-lo logo no segundo minuto de jogo. Assim que o fez, tirou a camisola (curiosamente, utiliza o número 99) e, por baixo, tinha outra com o número... 100. A festa foi grande e os colegas de equipa congratularam Wright-Phillips pelo momento especial e por ter feito história.

Bradley teve uma carreira razoável no futebol inglês. Formou-se no Manchester City, clube onde chegou a estar como sénior durante duas temporadas. Passou depois para o Southampton FC, que disputava na altura o Championship (segundo escalão). Realizou uma excelente temporada de estreia em 2006/07 e esteve mais dois anos nos 'saints' até ser contratado pelo Plymouth Argyle em 2009. Os 'pilgrims' desceram de divisão e Bradley Wrigh-Phillips continuou no clube. Na primeira metade da época na League One em 2010/11, o jogador destacou-se e marcou muitos golos, mudando-se para o Charlton no mercado de inverno. Foi nos londrinos que teve a melhor prestação individual em Inglaterra ao apontar 22 golos em 2011/12, mas pouco depois, e com uma curta passagem pelo Brentford pelo meio, chegou a hora de deixar Inglaterra.

Foi contratado pelo NY Red Bulls em 2013 e marcou logo dois golos nos primeiros meses. Mas foi em 2014 que mostrou o pé quente: em 36 jogos, Wright-Phillips marcou 31 golos. Desde então, só por uma vez faturou menos que 20 golos por época (18 em 2015) e, em 2018, já leva 17 golos em 26 jogos, sendo provável que volte a passar as duas dezenas. De acordo com as estatísticas oficiais da MLS, Bradley Wright-Phillips chegou aos 100 golos na competição em apenas 474 remates, registando números bem superiores aos dos outros melhores marcadores. Edson Buddle, por exemplo, precisou de 709 remates para chegar à centena de golos, enquanto Ante Razov marcou 114 golos em... 926 remates. A média de Bradley Wright Phillips é muito superior à maioria dos restantes e o britânico de origem jamaicana tem também uma aptidão especial para marcar mais do que um golo por jogo. No total, Bradley Wright-Phillips já conseguiu quatro hat-tricks e 18 'bis' ao serviço do NY Red Bulls

Melhores marcadores da história da MLS
1º Landon Donovan (San Jose Earthquakes, LA Galaxy) - 145 golos
2º Chris Wondolowski (San Jose Earthquakes, Houston Dynamo) - 140 golos
3º Jeff Cunningham (Columbus Crew, Colorado Rapids, Real Salt Lake, Toronto FC, FC Dallas) - 134 golos
4º Jaime Moreno (DC United, NY Red Bulls) - 133 golos
5º Ante Razov (LA Galaxy, Chicago Fire, Columbus Crew, NY Red Bulls, Chivas USA) - 114 golos
6º Jason Kreis (New Orleans Storm, Raleigh Express, FC Dallas, Real Salt Lake) - 108 golos
7º Kei Kamara (Columbus Crew, San Jose Earthquakes, Houston Dynamo, Sporting Kansas City, NE Revolution) - 106 golos
8º Dwayne De Rosario (Richmond Kickers, San Jose Earthquakes, Houston Dynamo, Toronto FC, NY Red Bulls, FC United) - 104 golos
9º Taylor Twellman (NE Revolution) - 101 golos
10º Edson Buddle (Columbus Crew, NY Red Bulls, Toronto FC, LA Galaxy, Colorado Rapids) - 100 golos
10º Bradley Wright-Phillips (NY Red Bulls) - 100 golos