Em futebol o 'se' é muitas vezes utilizado quando faltam certezas e sobram dúvidas. A mais recente no futebol português prende-se com uma decisão tomada por Vitinha ao serviço da Seleção Nacional de sub-21 na final do Campeonato da Europa frente à Alemanha, que os germânicos acabariam por vencer.
Perto do final da primeira parte, o jogador formado no FC Porto, uma das grandes figuras do torneio, teve nos pés a possibilidade de adiantar a turma das quinas no jogo decisivo. Só que demorou a executar com a bola e permitiu à defesa germânica voltar à posição e defender todos os caminhos para a baliza.
Naquele momento, milhões de portugueses levaram as mãos à cabeça pois perdeu-se uma soberana ocasião. Agora, Vitinha vem a público justificar-se perante os portugueses.
"No futebol e na vida tomamos decisões a cada segundo. Umas certas, outras que gostaríamos de as ter feito de forma diferente", começou por referir o médio, em declarações numa publicação nas redes sociais.
O camisola 7 da equipa das quinas referiu ainda que os jogadores aprendem em cada um dos segundos que fazem parte de uma partida de futebol. "São todos estes segundos que nos fazem crescer e nos tornam mais fortes", assinalou Vitinha.
O jovem internacional sub-21 por Portugal declarou ainda que a turma orientada por Rui Jorge queria trazer o título para Portugal. Tal não foi possível mas fica o "orgulho" do jogador luso.
"Orgulhoso do que fizemos, do que temos feito e do que iremos ainda fazer para conquistar o sucesso. Todos temos de acreditar, somos diferentes e lutamos para ser os melhores."
Vitinha deixou ainda uma palavra de agradecimento ao povo português pela onda de apoio que prestou ao grupo de trabalho que terminou a caminhada no Campeonato da Europa como vice-campeão.
"Agradeço o apoio dos portugueses ao longo desta caminhada. Vamos com tudo para próximos desafios", escreveu Vitinha, em publicação nas redes sociais.
No futebol e na vida tomamos decisões a cada segundo. Umas certas, outras que gostaríamos de as ter feito de forma diferente. Mas são todos estes segundos que nos fazem crescer e nos tornam mais fortes. pic.twitter.com/iMqYk9YTV3
— Vítor Ferreira (@vitinha) June 7, 2021