Para além dos austríacos do Red Bull Salzburgo e dos turcos do Konyaspor, o Vitória de Guimarães tem um adversário de peso no grupo I da Liga Europa. O Olympique Marselha, antigo campeão europeu, vai estar no caminho dos vimaranenses, que terão pela frente uma equipa remodelada depois de uma desastrosa temporada. Sob a alçada de Andoni Zubizarreta, o Olympique Marselha tem procedido a uma verdadeira remodelação da equipa desde a última temporada. Os resultados estão à vista, mas os franceses não pretendem ficar por aqui.
Depois do 13º lugar na Liga Francesa em 2015/16, a postura do Olympique Marselha no mercado de transferências foi mais agressiva. Chegaram Sanson e Cabella a troco de nove e oito milhões de euros, respetivamente, assim como Bedimo, Danni e Sakai a custo zero, entre outros. Thauvin, Gomis e N'Jié vieram emprestados de clubes ingleses.
Antigo jogador de CD Alavés, Athletic Bilbau, FC Barcelona e Valência CF e diretor desportivo dos 'culés' entre 2010 e 2015, Zubizarreta entrou nos 'olympiens' em outubro de 2016 e rapidamente começou a deixar a sua marca. Em janeiro, Dimitri Payet regressou ao clube a troco de quase 30 milhões de euros e Patrice Evra veio para Marselha oriundo da Juventus.
A melhoria foi significativa, com a equipa a subir oito lugares na tabela em relação ao ano anterior e a terminar o campeonato na quinta posição, o que valeu a qualificação para as competições europeias.
Este ano, na janela de transferências que ainda está aberta chegaram mais reforços, com vários a entrarem diretamente no onze inicial. Thauvin e N'Jié foram contratados a título definitivo. O primeiro custou onze milhões de euros e o segundo viu o seu passe ser comprado por sete. A juntar a estes jovens, Jordan Amavi veio emprestado do Aston Villa.
Mais velhos e experientes, assinaram ainda pelo Olympique de Marselha Luiz Gustavo (ex-Wolfsburgo), Germain (ex-AS Mónaco), Rami (ex-Sevilha FC) e Mandanda (ex-Crystal Palace). Juntos, exigiram um investimento financeiro de mais de 25 milhões de euros.
Zubizarreta está no clube desde outubro de 2016 (Guillaume Horcajuelo/EPA)
Adversários do Vitória de Guimarães na fase de grupos da Liga EuropaMais do que um 'lar de idosos' para os jogadores terminarem as carreiras, a estratégia do . Prova disso é o arranque positivo de campeonato que os rapazes do Stade Vélodrome estão a fazer: em sete jogos, a turma de Rudi Garcia soma quatro vitórias e três empates (13 golos marcados, quatro sofridos), estando ainda por acontecer o primeiro desaire. O português Rolando tem sido habitualmente titular e o reforço Germain é o melhor marcador da equipa com cinco golos.
Olympique Marselha (França)
Lugar no ranking UEFA: 75
Palmarés: nove Ligas Francesas, uma Segunda Liga Francesa, dez Taças de França, três Taças da Liga de França, três Supertaças de França, uma Liga dos Campeões e duas Taças Intertoto
Treinador: Rudi Garcia
Onze base: Steve Mandanda, Hiroki Sakai, Rolando, Rami, Patrice Evra, Luiz Gustavo, Morgan Sanson, Maxime López, Florian Thauvin, Dimitri Payet e Varère Germain
Posição na Liga: 5º (sete pontos, duas vitórias e um empate)
Red Bull Salzburgo (Áustria)
Lugar no ranking UEFA: 39
Palmarés: onze Ligas Austríacas, cinco Taças da Áustria, três Supertaças da Áustria e duas Segundas Ligas Austríacas.
Treinador: Marco Rose
Onze base: Cican Stankovic, Stefan Lainer, Paulo Miranda, Duje Ćaleta Car, Andreas Ulmer, Samassékou, Reinhold Yabo, Valon Berisha, Takumi Minamino, Munas Dabbur e Hwang Hee-Chan.
Posição na Liga: 2º (13 pontos, quatro vitórias e um empate)
Konyaspor (Turquia)
Lugar no ranking UEFA: 161
Palmarés: duas Ligas Turcas, uma Segunda Liga Turca, uma Taça da Turquia e uma Supertaça da Turquia
Treinador: Mustafa Akcay
Onze base: Serkan Kirintili, Nejc Skubic, Ali Turan, Wilfried Moke, Ferhat Oztorun, Ali Camdali, Dani Milosevic, Mehdi Bourabia, Omer Ali Sahiner, Abdou Traoré e Moryké Fofana
Posição na Liga: 7º (três pontos, uma vitória e uma derrota)