Grande Futebol
Onze factos rápidos sobre o FC Astana-Sporting
2018-02-16 16:00:00
Tanto o Sporting como o Astana fizeram história... os portugueses pela positiva, os cazaques pela negativa.

Sem nunca ter conseguido vencer um jogo nas competições europeias em que perdia ao intervalo fora de portas, o Sporting conseguiu fazer história na quinta-feira. Os leões estavam a perder por 1-0 com o FC Astana no final dos primeiros 45 minutos da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, mas conseguiram dar a volta na segunda parte, terminando a partida com 3-1 e conseguindo, assim, a primeira vitória em jogos fora a perder ao intervalo nas provas da UEFA.

- O Astana, por seu turno, também fez história, mas pela negativa, pois nunca tinha perdido um jogo nas competições europeias no qual tinha saído para o intervalo em vantagem no marcador. Nos nove encontros em que essa situação já tinha acontecido, a equipa cazaque venceu todos.

-Por falar em história, o Sporting não conseguia vencer fora de portas nas competições europeias pós-fase de grupos desde 2008. O último encontro em que isso tinha acontecido foi diante do FC Basileia (3-0), nos 16 avos de final da Taça UEFA 2007/08.

- Tomasov marcou ao Sporting aos sete minutos do jogo desta quinta-feira, naquele que foi o segundo golo mais rápido consentido pelos leões nesta temporada. O remate certeiro mais rápido sofrido pelo conjunto leonino nesta época foi da autoria de Gonçalo Paciência, então no Vitória de Setúbal, aos quatro minutos na final da Taça da Liga, conquistada pela turma de Jorge Jesus.

- Doumbia apontou, esta quinta-feira, o oitavo golo na época, o terceiro nas competições europeias. O avançado marfinense já fez três golos na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nas competições europeias, marcou frente ao Steaua Bucareste, no play-off de acesso à fase de grupos da Champions, e também na própria fase de grupos, diante do Olympiacos. Doumbia é, neste momento, o segundo marfinense com mais golos nas competições europeias, com 29 tentos, somente atrás de Drogba, que apontou 50.

- Rúben Ribeiro fez, esta quinta-feira, o oitavo jogo nas competições europeias, o primeiro deles com a camisola do Sporting. O médio ofensivo já jogou na Europa do futebol ao serviço de FC Paços de Ferreira e Rio Ave. Nos pacenses, alinhou em cinco compromissos e nos vilacondenses em dois.

- Gelson Martins e Bruno Fernandes fizeram o gosto ao pé diante do Astana. O extremo apontou o décimo golo na época, ao passo que o médio fez o 11º. A última vez em que dois jogadores portugueses ultrapassaram ambos a barreira dos dez golos com a camisola do Sporting numa temporada foi em 2014/15, então Nani (12 golos) e Adrien (dez golos).

- Depois de dois jogos consecutivos a perder (FC Porto e Estoril Praia), o Sporting está agora numa série de dois triunfos consecutivos. Os leões levaram o Feirense de vencido na última jornada, ou seja, a 22.ª da Primeira Liga e triunfaram, esta quinta-feira, no Cazaquistão, diante do Astana. A melhor série vitoriosa do conjunto leonino esta época foi de seis partidas seguidas, entre 19 de agosto e 16 de setembro (contra Vitória de Guimarães, Steaua Bucareste, Estoril Praia, Feirense, Olympiacos e CD Tondela).

- Bruno Fernandes está no topo da lista de melhores assistentes do Sporting. O médio soma agora onze assistências e é seguido de Gelson Martins e Acuña, ambos com oito passes certeiros para golo.

- Em dia do 30.º aniversário, Rui Patrício somou o 448.º jogo com a camisola do Sporting, estando somente atrás de Hilário (453) no que diz respeito a este capítulo. O pódio é completado por Vítor Damas, que realizou 436 partidas de leão ao peito.

- Nas 12 vezes em que o Sporting venceu a primeira mão de uma eliminatória da UEFA fora de portas qualificou-se em onze. De facto, nas cinco ocasiões (Shelbourne, Southampton, Akranes, Vitesse, Midtjylland) em que venceu por dois golos ou mais nas competições europeias no terreno do adversário apurou-se em todas.