O Sporting defronta o FC Astana, na quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, depois de uma das viagens mais desgantes de que há memória. De Lisboa a Astana são 6165 quilómetros, o que equivale a um voo de oito horas. Foi esta a rota que o conjunto leonino teve que adotar para chegar ao Cazaquistão, palco que acolhe o primeiro duelo da eliminatória da prova europeia.
- O Sporting chegou aos 16 avos de final da Liga Europa, eliminatória na qual irá defrontar o FC Astana, depois de ter terminado a fase de grupos da Champions em terceiro lugar. A equipa portuguesa somou sete pontos num grupo com FC Barcelona, Juventus e Olympiacos. Os dois triunfos perante a equipa grega e um empate diante do conjunto italiano valeram aos comandados de Jorge Jesus um passaporte para a Liga Europa.
- O Astana chegou aos 16 avos de final da Liga Europa por via da fase de grupos da prova. Depois de ter sido eliminado da Champions pelo Celtic no play-off de acesso à fase de grupos, o clube cazaque cruzou-se com Villarreal, Slavia Praga e Maccabi Tel Aviv na Liga Europa. O Astana classificou-se no segundo lugar do grupo, somente atrás da equipa espanhola.
- O Sporting chega ao duelo com o Astana após o regresso aos triunfos, em jogos de campeonato. Depois de duas derrotas consecutivas (Estoril Praia - campeonato; FC Porto - Taça de Portugal), a equipa de Jorge Jesus voltou a conhecer o sabor da vitória, na última jornada da Primeira Liga, na receção ao Feirense. Os leões ganharam por 2-0 ao conjunto de Santa Maria da Feira, com golos de William Carvalho e Fredy Montero.
- Montero desloca-se ao Cazaquistão na sequência do primeiro golo marcado desde que voltou ao Sporting. O reforço de inverno dos leões já disputou seis partidas em 2018 pelo emblema leonino, tendo ficado em branco nos cinco primeiros compromissos. Foi precisamente no único jogo em que alinhou os 90 minutos (contra o Feirense) que o avançado colombiano fez o gosto ao pé.
- A receção ao Sporting será o primeiro compromisso oficial do Astana em 2018. A equipa cazaque terminou o campeonato do respetivo país em novembro do ano passado, tendo vencido a competição, com um ponto de avanço sobre o segundo classificado, o Kairat.
- Sporting e Astana nunca se defrontaram. A única equipa portuguesa que os cazaques já encontraram foi o Benfica, na edição de 2015/16 da Liga dos Campeões. Os dois conjuntos mediram forças na fase de grupos da prova milionária, com o triunfo a sorrir por uma vez às águias e um empate pelo meio.
- O Sporting está privado do principal artilheiro para o duelo com o Astana. Bas Dost continua lesionado. Esta época, nas competições europeias, o avançado holandês marcou três golos em oito jogos: dois deles na fase de grupos da Champions e um no play-off de acesso à prova milionária.
- Em 2017/18, o Sporting apresenta um registo equilibrado no que diz respeito ao jogos das competições europeias disputados fora de portas. Os leões já venceram dois compromissos e perderam outros dois na condição em que vão estar na quinta-feira. As deslocações aos terrenos do Steaua Bucareste e do Olympiacos terminaram em triunfo para o Sporting, ao invés das visitas aos campos de FC Barcelona e Juventus.
- Há um denominador dominante na campanha do Sporting nas competições europeias esta época. A equipa leonina sofreu golos em todos os seis jogos realizados na fase de grupos da Liga dos Campeões.
- Jorge Jesus irá disputar, na quinta-feira, o 59.º jogo na Liga Europa. O treinador do Sporting regista um saldo positivo de 33 triunfos, a juntar a onze empates e 14 derrotas. Ainda assim, o timoneiro português já perdeu duas finais da prova europeia, ambas ao serviço do Benfica, diante de Sevilha FC e Chelsea.