Grande Futebol
Onze pistas para ver o FC Porto-Lokomotiv Moscovo
2018-11-05 20:00:00
O FC Porto chega ao jogo 200 na Liga dos Campeões e muito próximo de seguir em frente pelo terceiro ano consecutivo

- O FC Porto defronta esta terça-feira o Lokomotiv Moscovo, no Estádio do Dragão, a partir das 20h00, em jogo da quarta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. Os dragões lideram o grupo com 7 pontos, mais dois que o Schalke (5) e três do que o Galatasaray (4). Os russos do Lokomotiv ainda não pontuaram, e na última ronda perderam em casa com a equipa portista por 3-1, naquela que foi a mais pesada derrota caseira de sempre do Lokomotiv na Liga dos Campeões.

- A equipa de Sérgio Conceição vai tentar repetir uma vitória que colocaria os dragões muito perto da qualificação. Já o Lokomotiv, que está em quarto após três derrotas, ficará sem hipóteses de terminar num dos dois primeiros lugares de qualificação, se perder e houver um vencedor no jogo Schalke-Galatasaray, ou se empatar e o Schalke vencer.

- Este será o segundo jogo do FC Porto em casa nesta fase de grupos, depois de ter vencido o Galatasaray por 1-0, na segunda jornada. Antes tinha empatado 1-1 no terreno do Schalke por 1-1. O Lokomotiv, por sua vez, perdeu por 3-0 no terreno do Galatasaray na primeira jornada, antes da derrota por 1-0 na recepção ao Schalke.

- O FC Porto participa pela 23ª vez na Liga dos Campeões, recorde que partilha com Real Madrid e FC Barcelona. E esta terça-feira completa 200 jogos na Liga dos Campeões. Mais do que Benfica (115), Sporting (64) e SC Braga (18) juntos. A experiência ao serviço dos dragões.

- A história recente joga a favor do FC Porto que atingiu os oitavos-de-final nos últimos dois anos e ultrapassou a fase de grupos em três vezes nas últimas quatro épocas. Em 2017/18, a equipa de Sérgio Conceição foi eliminada nos oitavos-de-final, com um total de 5-0, pelo Liverpool FC, que chegaria à final da competição. O clube de Moscovo ultrapassou a fase de grupo nas duas últimas participações.

- Jogar em casa para a Liga milionária não tem sido fácil para o FC Porto que venceu apenas cinco dos últimos 12 jogos no Dragão nas competições europeias, perdendo o mesmo número de jogos. Por sua vez, o Lokomotiv foi derrotado nos últimos cinco desafios europeus, depois de ter ganho os quatro anteriores.

- O confronto com clubes russos diz-nos que o FC Porto não venceu nenhum dos últimos dois jogos em casa com clubes russos (um empate e uma derrota). O último destes duelos foi a derrota por 1-0 com o Zenit na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2013/14. Foi, no entanto, o único desaire do FC Porto em seis jogos em casa com equipas russas, em que averbou duas vitórias e três empates, embora não tenha conseguido marcar em quatro desses seis jogos.

- O Lokomotiv perdeu os dois primeiros jogos em Portugal, mas ganhou o último, por 3-1, no terreno do Sporting, na fase de grupos da Liga Europa de 2015/16. Em termos mais globais, o Lokomotiv não vence fora na Liga dos Campeões desde o triunfo por 2-1 no reduto do Galatasaray na primeira fase de grupos de 2002/03. Depois disso, o registo do clube russo, incluindo pré-eliminatórias, é de quatro empates e sete derrotas.

- O FC Porto atravessa um bom momento de forma. Os portistas venceram os últimos cinco jogos em todas as competições, com um registo de 17 golos marcados, e oito das nove últimas partidasd. A excepção foi a derrota com o Benfica no Estádio da Luz. Em casa, o FC Porto marcou nos últimos 14 jogos, depois da derrota por 5-0 com o Liverpool FC na primeira mão dos oitavos-de-final da LIga dos Campeões da época passada.

- O Lokomotiv também parece estar bem, pelo menos a nível interno. Conseguiu apenas duas vitórias nos oito primeiros desafios na Liga russa desta época, mas depois ganharam os últimos cinco jogos, tendo batido o Yenisey por 3-0 a 28 de Outubro e o Arsenaç Tusla por 3-1 no passado sábado. Atenção a Anton Miranchuk, que bisou frente ao Arsenal Tula e soma seis golos nos últimos quatro jogos pelo Lokomotiv.

- No onze titular do Lokomotiv podem acontecer dois regressos. Fedor Smolov sofreu uma lesão no ombro frente ao Baltika, a 26 de Setembro e não mais voltou a jogar desde então, mas já esteve no banco no sábado. Jefferson Farfán alinhou na primeira parte com o Tula no último fim de semana, recuperado de uma lesão muscular que o afastou dos relvados desde a primeira jornada da Liga dos Campeões.