O FC Porto desloca-se ao terreno do Lokomotiv Moscovo (quarta-feira, às 20h), para disputar a terceira jornada do grupo D da Liga dos Campeões. Esta será a primeira vez que as duas equipas irão medir forças, sendo que os azuis e brancos chegam à partida com números bem distindos dos moscovitas nesta edição da prova milionária. Fique com as onze pistas para o jogo.
- O FC Porto defronta o Lokomotiv Moscovo sem ter ainda conhecido o sabor da derrota nesta edição da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos somam quatro pontos na fase de grupos, adquiridos com o triunfo caseiro frente ao Galatasaray (2.ª jornada) e com a igualdade no terreno do Schalke 04 (1.ª jornada).
- O Lokomotiv Moscovo apresenta um registo totalmente distinto do adversário de quarta-feira no que diz respeito ao trajeto na fase de grupos da Champions. O conjunto russo ainda não conseguiu somar qualquer ponto, tendo perdido os dois primeiros confrontos diante de Schalke 04 (1-0) e Galatasaray (3-0).
- O Lokomotiv conta com dois internacionais portugueses no plantel: Manuel Fernandes e Eder. Nenhum deles chegou a passar pelo FC Porto na carreira. O médio foi formado no Benfica, tendo passado pelo Sporting ainda muito jovem. O avançado, por seu turno, passou por SC Braga, Académica, Tourizense, Oliveira do Hospital e ADC Adémia.
- O FC Porto já realizou 12 encontros oficiais nesta temporada e apresenta um registo de oito triunfos, dois empates e dois desaires. As vitórias ocorreram diante de Aves (Supertaça), GD Chaves (liga), Belenenses SAD (liga), Moreirense (liga), Vitória de Setúbal (liga), CD Tondela (liga), Galatasaray (Champions) e Vila Real (Taça de Portugal). As igualdades foram contra Schalke 04 (Champions) e GD Chaves (Taça da Liga), ao passo que as derrotas tiveram lugar frente a Benfica (liga) e Vitória de Guimarães (liga).
- O Lokomotiv leva já 15 compromissos oficiais realizados nesta temporada e regista um saldo de seis triunfos, três empates e seis desaires.
- O FC Porto chega ao encontro da prova milionária na ressaca de um regresso aos triunfos, diante do Vila Real, para a Taça de Portugal, depois de ter saído derrotado do clássico frente ao Benfica, a contar para o campeonato.
- O Lokomotiv chega ao duelo de quarta-feira numa séria de duas vitórias consecutivas, ambas para o principal escalão russo. No último encontro, a equipa moscovita venceu o FK Rostov, em casa, por 2-1, e na partida anterior tinha ido ao reduto do CSKA Moscovo vencer por 1-0.
- O FC Porto conta com uma surpresa como principal artilheiro da equipa nesta temporada. Com o póquer apontado na Taça de Portugal, Adrián López é agora o melhor marcador dos azuis e brancos, com quatro remates certeiros, o mesmo número do que Aboubakar, mas o espanhol tem muito menos minutos em campo do que o camaronês. Brahimi completa o pódio, com três golos.
- Miranchuk tem o estatuto de principal artilheiro do Lokomotiv, com quatro golos marcados em 13 partidas. Smolov e o português Manuel Fernandes seguem-se na lista, ambos com dois tiros certeiros.
- FC Porto e Lokomotiv Moscovo nunca se defrontaram na história do desporto rei. O encontro de quarta-feira, a contar para a terceira jornada do grupo D da Liga dos Campeões será a primeira vez que portistas e moscovitas irão medir forças.
- O brasileiro Felipe é o único totalista do FC Porto, com 1080 minutos somados dentro das quatro linhas nos 12 encontros já disputados pelos dragões. Herrera (1052 minutos) e Alex Telles (990) seguem-se na lista. No Lokomotiv, Kverkvelia (1403 minutos) é o jogador com mais minutos em campo, seguido por Miranchuk (1352) e Marinato (1290).