- O Sporting joga esta quinta-feira com o Vorskla, em Poltava, na Ucrânia, a partir das 17h55, e vai tentar alcançar a segunda vitória consecutiva na fase de grupos da Liga Europa, depois de ter derrotado em casa o Karabakh, do Azerbaijão, por 2-0. Já a equipa ucraniana procura o primeiro triunfo nesta fase da competição. A derrota com o Arsenal na primeira jornada, por 4-2, aumentou para sete o acumulado de jogos do Vorskla sem vencer na Liga Europa.
- Uma das curiosidades do jogo prende-se com a titularidade ou não de Nani, que foi convocado por Peseiro, depois do episódio de Braga, e se for titular se usará a braçadeira de capitão, que frente aos insulares foi de Bruno Fernandes. Nani fez a assistência para o golo de Raphinha na estreia dos leões na fase de grupos da Liga Europa ( o outro golo foi de Jovane Cabral).
- Nani não marca um golo para as competições europeias desde 17 setembro de 2015 num Fenerbahçe,1-Molde,3.
- O Sporting nunca defrontou o Vorskla, embora esta equipa ucraniana já tenha realizado duas eliminatórias com equipas portuguesas, tendo sido afastado em ambas. Os ucranianos salvaram a face ao triunfar por 2-1 na recepção ao Benfica no play-off da LIga Europa 2009/10, isto depois de terem sido goleados na primeira mão, por 4-0, em Lisboa. Em 2000, perderam os dois jogos com o Boavista: 2-1 em Poltava e no Porto.
- O Vorskla perdeu, aliás, três dos últimos cinco jogos em casa nas provas da UEFA. O único triunfo nesta série - 3 -1 com o Žilina na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de 2015/16 - foi insuficiente, já que tinha perdido por 2-0 na primeira mão, na Eslováquia.
- O capitão do Vorskla, Volodymyr Chesnakov, é o único resistente do último encontro do clube com uma equipa portuguesa, no triunfo em casa diante do Benfica em 2009. O treinador Vasyl Sachko foi um dos protagonistas dessa noite ao marcar um dos golos da vitória do Vorskla.
- Sachko que enquanto antigo avançado está ligado à história do clube ucraniano, que representou durante quatro épocas, embora o máximo de golos que conseguiu com a camisola do adversário do Sporting tenha sido 10 golos, em 2010/11.
- O Sporting nunca perdeu nas três anteriores deslocações que realizou à Ucrânia. Duas vitórias e um empate. Em Alvalade, ganhou os três jogos. Em solo ucraniano, os leões começaram por vencer o Dynamo Kyiv, por 2-1, em 2007; alcançaram novo triunfo em 2008 diante o Shakhtar Donetsk, por 1-0, e empataram em 2012 com o Metalist Kharkiv, por 1-1.
- O Sporting só perdeu uma vez em casa na fase de grupos da UEFA Europa League, mas o registo fora é de V6 E1 D9. Os derradeiros dois desafios fora - frente a Plzeň e Atlético, na fase a eliminar da UEFA Europa League da época passada - terminaram em derrotas.
- O Vorskla chega a este jogo com o Sporting num bom momento a nível interno. O adversário dos leões somou este fim de semana a quarta vitória consecutiva no campoenato ucraniano. A equipa leonina vem de um triunfo sobre o Marítimo, depois de uma derrota com o SCBraga que interrompeu uma série de seis jogos vitoriosos onde só empatou na Luz.
- O montenegrino Nikola Dabanović vai dirigir o primeiro duelo entre o Vorskla e o Sporting. E será também uma estreia para este juiz de 36 anos e que é internacional desde 2009, ele que nunca tinha apitado um jogo de uma formação portuguesa nas taças europeias.