Grande Futebol
Timo Werner, o craque alemão do RB Leipzig que não aguenta o barulho dos adeptos
2017-10-14 11:00:00
Depois de ter sido substituído aos trinta minutos frente ao Besiktas, Timo Werner não vai a jogo em Dortmund.

Sofrer de sensibilidade auditiva ou de qualquer outra patologia relacionada com a exposição a volumes elevados de som não é agradável para quem quer se seja mas, menos o é, para alguém cuja profissão esteja diretamente relacionada com esses mesmos volumes elevados de som. Um jogador de futebol, por exemplo. Para Timo Werner, avançado alemão do RB Leipzig, clube da Bundesliga e adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, as últimas semanas da carreira ficaram marcadas exatamente por esta questão. O caso de Werner não é crónico, mas depois de ter sido obrigado a ser substituído aos trinta minutos do encontro que opôs o Besiktas ao RB Leipzig em Istambul, o avançado alemão irá falhar a jornada deste fim de semana da Bundesliga. E, quem sabe, o jogo da próxima semana para a Liga dos Campeões frente ao FC Porto.

Tudo por culpa dos adeptos do Besiktas. Se até aqui ainda não haviam sido conhecidos quaisquer problemas de Timo Werner com o som dos estádios (e na Alemanha os ambientes não são propriamente frios ou pouco ruidosos), os ruido impressionante dos adeptos do Besiktas lesionou Werner de tal maneira que o avançado alemão não só falhou os encontros da Alemanha referentes à fase de qualificação para o Mundial 2018, como só esta semana regressou aos treinos do RB Leipzig. Por precaução, porém, médicos e equipa técnica do emblema do leste da Alemanha decidiram não levar Werner a Dortmund para que o avançado alemão repousasse e não tivesse de ser submetido ao efervescente ambiente criado pela “parede amarela” do Westfalenstadion.

Ainda assim, por muito ruidosos que os adeptos do Borussia Dortmund possam ser, ninguém no Mundo do futebol até hoje conseguiu ultrapassar os adeptos do Besiktas no que a volume sonoro diz respeito. Foi no Estádio do Besiktas que se registou o maior volume de decibéis em jogos da Liga dos Campeões, 132 precisamente no encontro frente ao RB Leipzig (sendo que a média no Vodafone Arena é de 130 decibéis), um valor claramente superior ao considerado ajustado para locais de trabalho: 85. Em termos comparativos, 132 decibéis ultrapassam o ruido provocado por um jato militar a descolar de um porta aviões (130) ou de uma motosserra (120).

O que é certo, é que esse ruído provocou mesmo em Werner um traumatismo na coluna vertebral e um bloqueio em músculos das costas e da zona entre a mandibula e o crânio. Bem como, lá está, sensibilidade auditiva. O suficiente para que a equipa médica do RB Leipzig entendesse que o possível ruído dos adeptos do Borussia Dortmund poderia pior a condição de Timo Werner mesmo que o avançado alemão se encontre já em fase final de recuperação. Aos 21 anos, Timo Werner é um dos mais reputados avançados do futebol alemão estando já na mira dos maiores clubes europeus, Real Madrid incluído. Esta temporada, Werner leva já cinco golos em seis jogos na Bundesliga, depois de, na temporada passada, ter apontado 21 golos em 31 jogos pelo RB Leipzig.