A liga de futebol americano, conhecida como NFL, tem no Super Bowl o seu grande dia. E a grande final vai ser transmitida em Portugal. Conheça a data e hora do SuperBowl 2025 em Portugal. Fique por dentro de um espetáculo que tem audiências gigantescas por causa do jogo, mas também do espetáculo ao intervalo.
A grande final do SuperBowl é um evento que marca a agenda mundial dos fãs de desporto. O programa do SuperBowl está sempre recheado a cada ano. Por isso, é importante estar atento à hora em Portugal do Super Bowl 2025.
A final da NFL guarda sempre grandes momentos. As próprias marcas publicitárias pagam fortunas para que os seus spots publicitários tenham espaço. São milhões por todo o mundo atentos ao programa. E Portugal não é exceção. Por isso, tome note das horas do SuperBowl em Portugal. Afinal, quando é o SuperBowl?
SuperBowl: Horas em Portugal
O SuperBowl de 2025 realiza-se dia 9 de fevereiro de 2025. O jogo arranca às 23h30 (hora de Portugal Continental). Nesse domingo, de Nova Orleães para todo o mundo, será realizada a grande final da NFL.
Já sabemos quando é a final do SuperBowl, mas é importante também saber em que estádio se joga. O grande jogo do SuperBowl acontece no Caesars Superdome, casa dos New Orleans Saints, em Louisiana.
Data e horário do SuperBowl 2025
- Data: 9 de fevereiro de 2025
- Horário: 23h30 (hora de Portugal Continental)
Onde ver SuperBowl?
Saber a hora em Portugal do Superbowl é importante. Mas onde ver SuperBowl 2025? Em Portugal, a final do Super Bowl passa nos canais da DAZN. Aliás, a fase regular da NFL e os playoffs também podem ser acompanhados nesta cadeia de televisão.
Ver o Super Bowl 2025 é possível através da aplicação da DAZN com uma assinatura. Mas é também possível subscrever o pacote DAZN nos operadores em Portugal. Quem tiver o NFL Game Pass pode ver todos os jogos. A NFL Game Pass está disponível na DAZN por 0,99 euros. E assim é possível acompanhar todos os jogos da NFL. Mas todos querem ver sobretudo a grande final.
Super Bowl 2025: Calendário do playoff
O calendário dos playoffs que culminam com o jogo do Superbol é já conhecido.
- Wild cards: 11 a 13 de janeiro de 2025;
- Semifinais de conferência: 18 e 19 de janeiro de 2025;
- Finais de conferência: 26 de janeiro de 2025;
- Pro Bowl: 2 de fevereiro de 2025;
- Super Bowl: 9 de fevereiro de 2025.
O mediatismo do SuperBowl também se explica pela forma como calendário da NFL está criado. Mas qual é o modelo competitivo da NFL?
Como funciona a NFL?
A NFL tem 32 equipas que estão divididas em duas conferências de 16 cada. As duas conferências são a AFC (Americana) e NFC (Nacional). Cada conferência tem quatro divisões. E cada equipa joga 17 partidas em 18 semanas. Quer isto dizer que há uma semana de descanso para cada formação que joga a NFL.
Dentro de cada conferência, as equipas são dividas em quatro grupos de quatro. Elas são separadas por regiões.
Seis jogos são realizados contra equipas da mesma divisão no formato casa e fora. Duas vezes contra cada adversário.
Quatro jogos são contra equipas de outra divisão da mesma. A lógica é a mesma do casa e fora. E há ainda outros quatro jogos contra equipas de outra divisão da outra conferência. Também numa lógica de dois jogos em casa e dois fora.
As equipas têm ainda de jogar dois jogos com equipas de outra divisão, mediante a classificação do ano anterior. Aqui também jogam uma partida em casa e outra fora.
O 17.º jogo é contra uma equipa ‘surpresa’. Isto é, o adversário sai de uma equipa que pertencente à conferência de uma outra divisão.
Quem ganhou o Superbowl?
Recorde os campeões mais recentes da NFL:
ANO |
VENCEDOR |
2024 |
Kansas City Chiefs |
2023 |
Kansas City Chiefs |
2022 |
Los Angeles Rams |
2021 |
Tampa Bay Buccaneers |
2020 |
Kansas City Chiefs |
O que é o Superbowl?
O SuperBowl é a grande final da NFL. É o jogo que determina o campeão da liga norte-americana de futebol. Afina, a NFL tem uma fase regular e playoffs até chegar à grande final.
O SuperBowl é o evento desportivo do ano nos Estados Unidos. O mundo também acompanha sempre com curiosidade o SuperBowl. Por isso, a final da NFL é um evento com uma audiência estrondosa a cada ano.
Por outro lado, o intervalo do SuperBowl é aproveitado para atuações de artistas musicais de renome. Ou seja, o show no intervalo do SuperBowl é uma fonte de receitas publicitárias. Por isso, cada segundo na transmissão televisiva do evento vale ouro. Existem marcas que pagam fortunas para passar os seus spots.
Quanto tempo dura o intervalo do SuperBowl?
A espera pelo intervalo costuma ser grande ao longo do ano, devido ao mediatismo dos artistas convidados. Mas sabe quanto tempo dura o intervalo do SuperBowl? O intervalo do SuperBowl dura cerca de 40 minutos. O espetáculo musical dura pouco menos do que esse tempo.
O show ao intervalo no SuperBowl conta com figuras renomadas da música. Na final de 2025 estará Kendrick Lamar no famoso Halftime Show.
É um regresso do rapper ao grande evento desportivo dos Estados Unidos. Kendrick Lamar já atuou ao intervalo do SuperBowl em 2022. Na altura, esteve ao lado de nomes como Eminem, Dr. Dre, Mary J. Blige e Snoop Dogg.
O espetáculo ao intervalo do SuperBowl já contou com nomes como Rolling Stones, Stevie Wonder, Prince ou Bruce Springsteen, entre outros. Recorde outros artistas que já atuaram na final do SuperBowl:
-
Michael Jackson (1993);
-
Madonna (2012);
-
U2 (2002);
-
Coldplay (2016);
-
Rihanna (2023);
-
Beyoncé (2013).
Quanto custa o intervalo do Superbowl?
Portanto, o intervalo do SuperBowl é um dos momentos mais aguardados. A audiência é gigantesca. Como tal, as marcas pagam fortunas para passar os seus anúncios. Há empresas a pagar perto de sete milhões de euros por 30 segundos de publicidade no intervalo do SuperBowl.
Perto de 115 milhões de pessoas assistiram à final de 2024. São audiências que justificam as quantias financeiras que as marcas pagam.
Para se ter uma ideia, passaram 70 anúncios na final do último ano. Dá para ver a fortuna que a NFL arrecada com o intervalo.
O custo dos anúncios ao intervalo no SuperBowl fica ainda mais caro se juntarmos os valores pagos na produção desses mesmos anúncios. As marcas têm de suportar custos com cenários e atores por exemplo.
Veja alguns spots publicitários passados no SuperBowl: