Portugal
"Braço-de-ferro com a Sport TV bem feito"
2024-03-27 16:45:00
"Vieira pode ter muitos defeitos mas ser mau negociador não é", reconhece antigo candidato à presidência das águias

A centralização dos direitos televisivos vai sendo apontada para o futuro próximo, mas o Benfica, pela voz de Rui Costa, já fez saber que não quer sair a perder com as negociações.

O modelo de distribuição do dinheiro ainda não está totalmente fechado e os presidentes dos clubes vão procurando junto da Liga perceber como será realizada esta operação, que governos anteriores já quiseram avançar.

Atualmente, na I Liga, quase todos os jogos passam apenas num operador, sendo que os jogos no Estádio da Luz para o campeonato são transmitidos através da Benfica TV.

Direitos televisivos e o "braço-de-ferro com a Sport TV bem feito" no Benfica

De resto, há poucos anos atrás, a SAD encarnada tinha não apenas a transmissão dos jogos do Benfica no Estádio da Luz através da Benfica TV, como também transmitia outras ligas de futebol, com destaque para a Premier League.

Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica e especialista em comunicação, entende que esse passo que o clube encarnado deu, na altura, foi uma jogada de Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira que reconhece ter sido útil.

"O Benfica fez um braço-de-ferro muito bem feito", destacou Bruno Costa Carvalho, certo de que Luís Filipe Vieira "mau negociador" não está entre as suas características.

"Neste caso, diga-se de passagem que o Luís Filipe Vieira pode ter muitos defeitos mas ser mau negociador não é. Ele e o Domingos Soares de Oliveira podem ter muitos defeitos mas bons negociadores eram com certeza", vincou Bruno Costa Carvalho, falando de um "braço-de-ferro" com um dos operadores que transmitem partidas de futebol em Portugal.

"Esse braço-de-ferro que fizeram com a Sport TV foi bem feito relativamente aos direitos [de transmissão] do Benfica atualmente", reconheceu Bruno Costa Carvalho, em declarações no podcast da Rádio Nacional de Desporto.

"Na altura, foi muito bem jogado pelo Benfica", insistiu Bruno Costa Carvalho, que, tal como a generalidade dos benfiquistas, aguardam para saber que medidas irão ser tomadas pelo Benfica.

Rui Costa já deixou o aviso, há poucos meses, de que o Benfica não admite ficar a perder com a centralização de direitos televisivos. "Não havendo centralização, o Benfica seguiria sempre o seu caminho como fez no passado, até ajudando que alguém fosse a reboque", disse Rui Costa.

"Temos ainda uma janela para perceber como estão os direitos. Já assumi isso, que o Benfica está presente em prol da melhoria do futebol, mas não quer e não vai sair prejudicado deste processo", salientou o presidente do Benfica, em setembro de 2023 por ocasião da sua presença como orador na Thinking Football.