O Benfica mandou embora Roger Schmidt. Rui Costa procura uma nova solução para o comando técnico encarnado. Entre os nomes em carteira está também Sérgio Conceição que divide a massa associativa encarnada. Se há quem não o queira ver de águia ao peito, há quem admita que o ex-treinador portista pode ajudar o Benfica nesta fase.
Ao longo dos tempos, vários foram os treinadores que trocaram de cadeira entre os rivais. Jorge Jesus foi o último a sair de um clube para assumir um rival, em Portugal, quando deixou a Luz e se mudou para Alvalade. Mais tarde, voltaria ao Benfica pela mão de Luís Filipe Vieira.
Sousa Tavares: "Benfiquistas a defender Conceição"
Também já houve casos de treinadores que treinaram Benfica e FC Porto, ou, recentemente, deu-se o caso de Rúben Amorim assumir o Sporting, quando o próprio nunca escondeu a sua ligação afetiva ao benfiquismo desde criança. Mas ao dia de hoje, os sportinguistas andam rendidos a Rúben Amorim que já foi campeão por duas vezes em Alvalade.
Numa altura em que, na Luz, se diz que "Sérgio Conceição a dormir profundamente é melhor do que Roger Schmidt acordado", Miguel Sousa Tavares, escritor e conhecido portista, mostra-se surpreendido com o que se diz de Conceição entre benfiquistas.
"Agora, a confusão e o desnorte é tanto que eu já vi benfiquistas a defender soluções tão salvadoras como ir buscar o Sérgio Conceição para treinador, tomar o poder na Liga e no Conselho de Arbitragem (mesmo depois de Moreira de Cónegos) ou até trazer de volta o Luís Filipe Vieira", comentou Sousa Tavares.
O portista entende que os sinais de que Rui Costa vai deixar de ser presidente do Benfica estão no ar. "Ou muito me engano ou Rui Costa já tem os patins calçados", admitiu Miguel Sousa Tavares, em declarações ao Record.
Conceição no Benfica divide opiniões e sentimentos
Certo é que Sérgio Conceição no Benfica é um tema que divide opiniões e sentimentos. E se há quem diga que Sérgio Conceição "tem carisma" para integrar um projeto como o do Benfica, há quem note que "não tem cultura de Benfica".
Com Sérgio Conceição ou com outro treinador que a SAD do Benfica escolha, Miguel Sousa Tavares entende que a equipa campeã de há duas épocas foi desmantelada. "Em dois anos, o Benfica desfez-se dos valores seguros e das promessas de futuro, trocados por ofertas de ocasião", salientou o portista Miguel Sousa Tavares.
O Benfica perdeu cinco de seis pontos até agora no campeonato nas deslocações que teve fora do Estádio da Luz. Mas também em casa não teve vitórias tão tranquilas como os benfiquistas esperavam. Por isso, Rui Costa decidiu despedir Roger Schmidt.