O Benfica investiu no plantel para esta época, mas Roger Schmidt não conseguiu potenciar em rendimento desportivo o dinheiro aplicado em reforços. De David Jurásek a Arthur Cabral, entre mais, os reforços do Benfica para a temporada 2023/24 ficaram longe daquilo que deles se esperava. Sobretudo a levar em conta o dinheiro que a SAD gastou.
Ao longe da época foram notórias algumas lacunas no plantel. Bah é o único defesa lateral do lado direito, na esquerda há Álvaro Carreras e Juan Bernat, sendo que os dois espanhóis nunca conseguiram convencer Roger Schmidt. Aliás, no caso de Bernat, este passou grande parte da época a contas com o departamento médico do Benfica.
Benfica "não tem dinheiro apesar das vendas de Jorge Mendes"
´Também na frente de ataque, o Benfica não teve um avançado referência. Roger Schmidt apostou em Arthur Cabral, outras vezes em Casper Tengstedt e até em Marcos Leonardo. Em alguns jogos, o treinador alemão avançou sem qualquer referência de área e Rafa Silva foi o 'avançado' no centro.
Na defesa, Otamendi, que renovou contrato, esteve longe daquilo que fez na última época, na qual o Benfica foi campeão, e em 2023/24 chegou a colecionar alguns lapsos.
Por isso, Miguel Sousa Tavares, conhecido adepto do FC Porto, entende que não é apenas o clube da Invicta que passa por um processo de mudança. Na Luz, este também espera por mudanças. Mas para estas acontecerem, acredita que é necessário dinheiro.
"Vai ser preciso dinheiro. Mas dinheiro, surpreendentemente, é o que o Benfica não tem, apesar das vendas milionárias que Jorge Mendes lhe tem proporcionado, das sucessivas presenças na Champions e dos empréstimos obrigacionistas", comentou Miguel Sousa Tavares.
"Afinal, não é só a SAD do FC Porto"
Deste modo, o conhecido adepto do FC Porto, que já vê um "Benfica assustado com o novo FC Porto", aproveitou para deixar uma indireta para os lados da Luz.
"Afinal, não é só a SAD do FC Porto que vive acima das possibilidades", concluiu Miguel Sousa Tavares, em artigo de opinião no Record.
"Dinheiro, surpreendentemente, é o que o Benfica não tem, apesar das vendas milionárias que Jorge Mendes lhe tem proporcionado, das sucessivas presenças na Champions e dos empréstimos obrigacionistas"
O FC Porto também se prepara para algumas mudanças na estrutura, desde logo com a entrada do novo presidente André Villas-Boas. A continuidade de Sérgio Conceição também não é um dado adquirido, nem António Folha como treinador da equipa B dos azuis e brancos.