Portugal
"Do futebol do circo toda a gente fala e diz aquilo que quiser"
2023-01-12 10:45:00
"Quantos jogadores vencedores da Youth League estão a jogar na equipa principal do FC Porto?", pergunta Diamantino

O Benfica tem estado particularmente ativo no mercado nórdico nesta temporada e depois da contratação do norueguês Fredrik Aursnes, que se tem apresentado a bom nível, chegaram à Luz o avançado dinamarquês Casper Tengstedt e o norueguês Andreas Schjelderup já neste mês de janeiro. Se Tengstedt tem 22 anos, Schjelderup tem 18, o que leva a diferentes interpretações.

Nesta altura, muitas vozes questionam esta política de contratações que poderá 'tapar' alguns jovens jogadores da formação benfiquista, lembrando-se que há pouco tempo o clube encarnado foi vencedor da UEFA Youth League, sendo que apenas António Silva, dessa 'fornada', tem lugar garantido no onze titular.

Ainda assim, Florentino Luís e Gonçalo Ramos são outros dois jogadores que se juntam a António Silva como atletas 'made in' Seixal com entrada frequente no onze, sendo que destes só António Silva venceu a prova europeia.

Dimantino Miranda, antigo capitão do Benfica, diz que é preciso não se deixar ir pelo que se vai dizendo e elogia a abordagem da SAD benfiquista ao mercado, não se mostrando 'fixado' aos jogadores apenas formados localmente.

 

"Do futebol do circo muita gente sabe. Do futebol do circo toda a gente fala e diz aquilo que quiser. Do futebol das quatro linhas eu ouço os mais variados disparates possíveis", lamentou Diamantino Miranda, que falava num painel num programa de desporto na CMTV, onde foi referido que se chegou a comparar Paulo Bernardo, médio formado na Luz, a Rui Costa.

E Diamantino Miranda deixou a sua opinião a este tipo de registo que vai saindo na imprensa. "Diz-se que o Paulo Bernardo ia ser o novo Rui Costa. Mas quem é que disse? Quem é que avaliou?", perguntou Diamantino Miranda.

Em jeito de argumentação, o antigo capitão das águias lembrou que "o FC Porto venceu a Youth League da UEFA" há poucos anos também e, por isso, deixa uma pergunta.

"Quantos desses jogadores estão a jogar na equipa principal do FC Porto?", questionou Diamantino Miranda, realçando que "não é por ganharem a Youth League que os miúdos têm todos qualidade".

"Não podemos levar à letra. Têm de jogar aqueles que são bons, têm de jogar aqueles que acrescentam qualidade", disse Diamantino Miranda, deixando claro que vê qualidades em Paulo Bernardo, por exemplo.

Tengstedt e Schjelderup para o ataque

Schjelderup e Tengstedt são reforços para o ataque da formação treinada por Roger Schmidt. O avançado dinamarquês assinou um contrato válido com o Benfica até 2028 e chega proveniente do Rosenborg, da Noruega.

Já o norueguês Andreas Schjelderup, de 18 anos, chega do Nordsjaelland da Dinamarca, onde era a figura do clube e liderava a tabela de melhores marcadores.