Portugal
"Ele não diz nada. Benfica não pode ter caráter com um treinador inseguro"
2024-03-04 10:45:00
"Benfica está refém da renovação que Rui Costa fez ao treinador. Não havia necessidade", diz Maniche

Os benfiquistas procuram respostas para o que aconteceu no Estádio do Dragão e há quem peça a saída de Roger Schmidt, treinador que esgotou a popularidade que era imensa na época passada. Maniche, antigo internacional português, defende a ideia de que a Direção liderada por Rui Costa está "refém" da renovação que fez ao técnico germânico.

"Eu acho que, neste momento, o Benfica está refém da renovação que Rui Costa fez ao treinador. Não havia necessidade", começou por dizer Maniche, sublinhando que o Benfica "precipitou-se" ao avançar para o prolongamento de contrato de Roger Schmidt.

Identificando que a equipa "não consegue sair a jogar", nem "consegue pressionar" e "está a passar um mau bocado", Maniche entende que, no Estádio do Dragão, se o jogo tivesse mais tempo, o Benfica ia sofrer "mais dois ou três golos", além dos cinco que sofreu.

Por conseguinte, Maniche notou que o FC Porto estudou o adversário, especificamente "Morato" e tentou condicionar o jogador brasileiro que foi aposta de Roger Schmidt para o lado esquerdo da defesa, novamente, e voltou a ficar associado a problemas defensivos do Benfica, havendo mesmo que note que com Morato por aquelas zonas até "Francisco Conceição" parece "Maradona".

"A maior culpa tem de cair no treinador que coloca um jogador que não é lateral-esquerdo", observou, dando conta de que "contra equipas com jogadores criativos e fortes no um para um como é o caso de Francisco Conceição é muito difícil para Morato".

Em declarações na CNN Portugal, Maniche referiu que "o Benfica não teve atitude" em pleno Estádio do Dragão diante do FC Porto. "É um facto", disse o antigo médio português.

"A equipa não pode ter caráter quando tem um treinador inseguro", destacou ainda o ex-centrocampista, referindo que Roger Schmidt durante os jogos não é captado a dar indicações aos seus jogadores.

"Ele não diz nada para dentro de campo e muitas vezes tem de ser o jogador a decidir", observou ainda Maniche na sequência da derrota pesada do Benfica diante do FC Porto por 5-0, e que motivou Rui Costa a pedir desculpa aos benfiquistas.

"É uma noite desastrosa para todos. Como presidente assumo esta responsabilidade. Há que tirar muitas ilações, perceber o que aconteceu. Não é para esquecer, é para perceber o que aconteceu", afirmou Rui Costa.

O presidente do Benfica lembrou ainda que o Benfica tem muito para lutar nesta época. "Estamos em todas as frentes. O campeonato não se perdeu. Temos de reagir na quinta-feira e é isso que vamos fazer. É uma noite frustrante para os benfiquistas, para mim, jogadores e equipa técnica. É uma noite muito frustrante para todos os benfiquistas. As minhas desculpas por este dia", declarou Rui Costa.