Portugal
"Espera-se a reativação do serviço de Internet na sede da APAF"
2024-04-02 12:30:00
"Não se exige uma reação tão célere quanto aquela dirigida ao Benfica", diz conhecido benfiquista Mauro Xavier

O FC Porto lançou uma 'campanha' contra as arbitragens nos últimos dias. Pinto da Costa falou na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, e o plantel do FC Porto publicou um comunicado a criticar as arbitragens.

Estes episódios aconteceram já depois de, em campo, no jogo Estoril-FC Porto, que os dragões perderam, vários jogadores terem tirado satisfações com o árbitro, alguns deles chegaram mesmo a bater palmas na frente do árbitro António Nobre. Também Francisco Conceição foi apanhado pela transmissão da Sport TV a proferir declarações 'quentes' ao árbitro da partida.

Mauro Xavier preocupado ligação de Internet na sede da APAF

Mauro Xavier, conhecido sócio do Benfica e membro da Fundação Benfica, ironiza com a atitude da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), entidade que regularmente apresenta queixas junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol quando entende que os árbitros são ameaçados por gestos ou palavras.

"Entretanto, espera-se a reativação do serviço de Internet na sede da APAF, para que este organismo possa pronunciar-se sobre as ameaças à integridade física dos seus filiados, a intervenção de Pinto da Costa, e a cartilha que cada um assina", afirmou Mauro Xavier.

Em mensagem deixada nas suas redes sociais, Mauxo Xavier ironizou e disse que não espera que a APAF seja "tão célere" quanto queixas apresentadas contra o Benfica.

"Não se exige uma reação tão célere quanto aquela dirigida ao Benfica, mas exige-se que encontre, por fim, o momento adequado para proteger os árbitros e a arbitragem", salientou Mauro Xavier.

A arbitragem de António Nobre no Estoril-FC Porto tem dado que falar, mas também o comportamento do plantel dos azuis e brancos. Há quem entenda que Benfica e Sporting também se queixam das arbitragens, mas sem a atitude do plantel do FC Porto. 

"O Benfica e o Sporting também se queixam dos árbitros mas eu não me lembro de um jogo em que o Benfica e o Sporting no final do jogo tivessem este tipo de comportamentos. Se tiverem, eu também vou criticar", disse a este respeito, recentemente, Diogo Luís, que criticou o comportamento dos jogadores do FC Porto.

Recentemente, já depois das queixas que fez na sala de imprensa do Estádio do Estoril, Pinto da Costa fez notar que o contexto das arbitragens nos jogos do FC Porto mudou desde que André Villas-Boas lançou a candidatura à presidência do FC Porto.

"A partir do momento em que apareceu uma candidatura do André Villas-Boas, a arbitragem mudou, coincidência…", comentou Pinto da Costa, em entrevista à SIC.