Quando Samuel Omorodion Aghehowa chegou ao Porto poucos acreditavam que bastariam alguns jogos para se tornar dono da frente de ataque. O certo é que o jovem espanhol rapidamente conquistou a plateia portista com golos e assistências. Com as saídas de Evanilson e Taremi, Vítor Bruno entregou a missão de fazer golos a Samu. E o jogador tem causado tanto impacto que, por Espanha, há quem critique o Atlético de Madrid por ter vendido o atleta.
O sucesso que Samu tem alcançado nestes primeiros tempos de dragão ao peito levam a comparações com o sucesso que Viktor Gyökeres também causou de leão ao peito quando foi contratado pelo Sporting.
Ex-vice do Benfica fala de Gyökeres e Samu
O internacional sueco também não precisou de muito tempo para se tornar na referência de ataque do Sporting e ajudou o leão a sagrar-se campeão nacional, na última temporada.
No que toca a comparações e a analisar por fora, José Manuel Antunes, antigo vice-presidente do Benfica, considera que Samu lhe agrada mais do que Viktor Gyökeres.
"Samu tem mais margem de progressão"
"Eu gosto mais do Samu do que do Gyökeres, sinceramente. Acho que é melhor ponta de lança, na minha opinião. E tem mais margem de progressão", justificou o antigo dirigente do Benfica.
Ainda no que toca a reforços, José Manuel Antunes entende que a estrutura portista também conseguiu um outro reforço com impacto. "Acho que o Francisco Moura é o melhor lateral esquerdo português a jogar em Portugal e ainda por cima foi relativamente barato", destacou o antigo vice-presidente do Benfica, que falava em declarações no V+.
"O Vítor Bruno também é novo e perdeu três ou quatro jogadores com maior cartaz"
Numa altura em que são visíveis as críticas no Estádio do Dragão e os assobios audíveis, José Manuel Antunes refere que o clube nortenho precisa de tempo para solidificar processos.
"Acho que o FC Porto se reforçou bem e estará a estabilizar a sua equipa base. O Vítor Bruno também é novo e perdeu três ou quatro jogadores com maior cartaz", considerou José Manuel Antunes.
O FC Porto segue na segunda posição do campeonato, com três pontos de atraso em relação ao líder Sporting. A vantagem verde e branca foi alcançada com a vitória sobre o FC Porto, em Alvalade, no clássico.
Contudo, é no rendimento portista nas provas europeias que mora o maior descontentamento dos adeptos do FC Porto. É que em duas partidas na Liga Europa, o FC Porto soma um ponto. Depois de perder na Noruega com o Bodo, os dragões empataram com o Manchester United, no Estádio do Dragão, numa partida em que estiveram a perder por 2-0, e depois a vencer por 3-2.
O empate dos britânicos foi alcançado numa fase em que o FC Porto jogava com mais um jogador por expulsão de Bruno Fernandes. Também na Noruega, o FC Porto jogou em superioridade numérica, mas saiu derrotado contra o Bodo.