É dito na narrativa popular que Portugal vai da euforia à depressão de forma rápida ou do oito ao oitenta. No futebol, a emoção leva os portugueses a acreditarem nos sucessos de forma tão rápida como à descrença. O futebol é um palco onde jogadores, treinadores e dirigentes sabem que 90 minutos, ou até menos, por vezes são suficientes para que tudo mude para bem, ou mal.
António Carraça, antigo jogador português e ex-diretor geral do Benfica, agora no papel de comentador, sustenta que a Seleção Nacional tem jogador que se apresentam "desgastados" nesta fase da temporada.
"Já foi outro Francisco Conceição", diz Carraça
Para os convocados de Roberto Martínez a época já vai longa quer a nível de clubes quer da Seleção. Por isso, Carraça lembra que é preciso ter em conta o momento dos jogadores.
“Muitos dos nossos jogadores fisicamente estão desgastados", disse António Carraça, em declarações no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol, onde deu nota que a nível psicológico se nota o peso das competições que carregam nesta época.
"Alguns deles, mentalmente já não conseguem colocar em campo… Eu dou o exemplo. Francisco Conceição entrou, neste jogo [Geórgia] já foi outro Francisco Conceição. Ou seja, não conseguiu colocar em campo tudo aquilo que a equipa necessitava que ele pusesse", lembrou António Carraça, mostrando-se confiante, todavia, de que a Seleção Nacional continue no Euro2024.
Francisco Conceição já foi um dos destaques da turma das quinas no Euro2024. Lançado nos últimos instantes no jogo diante da Chéquia, o extremo portista entrou e marcou numa das primeiras vezes em que tocou na bola.
"Ou seja, não conseguiu colocar em campo tudo aquilo que a equipa necessitava que ele pusesse"
Em seguida, muito se falou sobre a possível titularidade de Francisco Conceição na Seleção Nacional. Entre vozes de apoio ou contra essa titularidade, até houve quem tenha dito que 'Chico espalha-brasas' "não tem cabedal para ser titular desta seleção".
Conceição, uma das surpresas na convocatória de Portugal
E Roberto Martínez manteve a fidelidade ao seu onze tipo e no jogo seguinte, diante da Turquia, apostou nos internacionais que mais minutos têm somado desde que treina a Seleção Nacional.
Ainda assim, no jogo diante da Geórgia, no entanto, Francisco Conceição, tal como outros jogadores com menos minutos, foram a jogo e Portugal perdeu. Muitas críticas foram feitas ao conjunto luso que tentará diante da Eslovénia afastar as nuvens cinzentas do horizonte neste Euro2024.