Um, dois, três troféus a coroar uma época de sonho e histórica dos juniores de O Elvas. No passado sábado, com a goleada, por 5-0, sobre o Arronches, conquistaram a Taça da AF Portalegre da categoria, juntando, assim, mais uma conquista ao torneio de abertura e ao desejado título de campeões distritais.
Deste modo, os juniores de O Elvas garantem, assim, o regresso da equipa Sub-19 ao calendário nacional, com presença garantida no Campeonato Nacional da II Divisão em 2024/25.
O Elvas consegue vitórias todos os 17 jogos oficiais
Com um trajeto imaculado nas competições, somando por vitórias todos os 17 jogos oficiais realizados ao longo da temporada, o conjunto liderado pelo técnico Bruno Tomé, de 45 anos, natural de Elvas e que na última época tinha dirigido a equipa Sub-15, alcançou assim o triplete.
Tal como no campeonato, o Arronches e Benfica apresentou-se como o principal rival de O Elvas na Taça mas não teve argumentos para contrariar a superioridade evidenciada pelo conjunto 'azul e amarelo' ao longo do ano e que se traduzem, também, em impressionantes estatísticas atacantes e defensivas: 97 golos marcados e apenas seis sofridos.
Coordenado por Adolfo Soares, antigo futebolista natural de Elvas com formação no Benfica (tal como o irmão José Soares), o departamento de futebol de formação de O Elvas SAD dá assim, com mais esta conquista, um passo seguro para a recuperação da hegemonia do futebol regional. E torna-se cada vez mais num clube e projeto atrativos para os jovens praticantes dos dois lados da fronteira.
Prova disso, a presença de dois atletas nascidos em Espanha (os médios Adrian Rodriguez e Juan Bolanos) no quadro de futebolistas que acabam de sagrar-se campeões da Taça da AF Portalegre e a chamada regular, ao longo da época, dos juniores Bernardo Soares e Filipe Dias aos trabalhos da equipa sénior treinada por Pedro Hipólito, num "elevador" que se projeta ainda mais efetivo já num futuro próximo.
A presença, em 2024/25, no Campeonato Nacional da II Divisão Sub-19 será, apenas, a quinta de O Elvas no histórico da prova. A que se soma, em 1995/96, uma inédita participação na I Divisão de juniores.