O FC Porto comprou Francisco Moura ao Famalicão. O lateral deixa os minhotos e abraça uma nova aventura na carreira. Há quem estranhe que o SC Braga não tenha ficado com o jogador, que se formou em Braga. Márcio Madeira elogia a contratação feita pelos portistas, mas lembra que o contexto terá impacto no rendimento de Francisco Moura. De resto, o ex-futebolista lembra que de Famalicão saiu há poucos anos outro lateral que não vingou em Alvalade, por exemplo.
Famalicão, terra de Camilo Castelo Branco, continua a ser uma terra onde a literatura da bola tem dado textos de sucesso. Francisco Moura é o mais recente jogador a dar o salto do clube famalicense para um dos chamados 'grandes' do futebol nacional.
Márcio Madeira recorda Vinagre para falar de Francisco Moura
O lateral que alinha do lado esquerdo troca o Famalicão pelo FC Porto e há quem entenda que o FC Porto garantiu um jogador que tem dado rendimento. No entanto, é lembrado que de Famalicão já saíu um outro lateral esquerdo para um dito 'grande' que não se conseguiu fixar.
"Tem tudo para dar certo. É um jogador, para mim, de grande qualidade, mas o último lateral esquerdo que saiu do Famalicão para um clube grande também tinha, que era o Vinagre, foi qualquer coisa assim, não foi, para o Sporting?", comentou Márcio Madeira.
Em declarações no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol, o antigo jogador lembrou que tinha expectativas em relação a Rúben Vinagre quando a estrutura leonina o recrutou ao Famalicão.
"Eu pelo menos achava que ele ia chegar ao Sporting e ia ter uma carreira", admitiu Márcio Madeira, reforçando a ideia de que Francisco Moura sai de Famalicão da mesma forma que viu a saída de Rúben Vinagre.
"Tem tudo este como o Vinagre tinha para... só que depois há o contexto. Eu acho que o contexto hoje é favorável", salientou Márcio Madeira sobre o novo reforço do FC Porto.
Contrato de Francisco Moura com FC Porto
Francisco Moura assinou um contrato válido por cinco temporadas com a SAD azul e branca. O lateral ficou com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e está disponível para Vítor Bruno, se o treinador assim entender.
Francisco Moura foi o quinto reforço portista da época 2024/25 e usa a camisola número 74, tal como usava nos clubes minhotos por onde jogou: Famalicão e na sua passagem pelo SC Braga.
No FC Porto, Moura vai concorrer com Zaidu, Wendell e Galeno, que acabou por ficar no Estádio do Dragão, depois de ter caído a transferência para a Arábia Saudita.