O Arsenal guarda novamente pesadelos das eliminatórias frente a equipas portuguesas e ainda que a eliminatória da Champions vá a meio, o certo é que o FC Porto está em melhor posição nesta altura para atingir os quartos de final da Liga dos Campeões, deixando pelo caminho os londrinos que, na última época, na Liga Europa, viram o Sporting, de Rúben Amorim vencer a eliminatória e deixar os 'gunners' fora de prova.
Maniche, antigo internacional português e ex-jogador de FC Porto e Sporting, entre outros clubes, destaca que o emblema de Alvalade, na última época, acabou por "prestigiar" a Liga Europa com esse triunfo diante dos londrinos, mas sublinha que a Champions é outro palco e patamar.
"Se formos pensar que o favoritmo no momento era o Arsenal, mas em termos de história era o FC Porto. O Arsenal nunca ganhou esta competição, é certo que estava próximo até pela Liga Europa, o ano passado, o Sporting venceu com todo o mérito, prestigiando essa competição, mas a Champions League tem outra dimensão", vincou Maniche.
Maniche lembra Sporting-Arsenal mas diz que "Champions tem outra dimensão"
"O FC Porto soube esperar pelo seu momento. O Arsenal não fez um remate à baliza", observou Maniche, na CNN Portugal, destacando que o FC Porto "foi competente e competitivo", até porque na prova milionária "muitas vezes não é muito importante a história mas o momento".
O antigo campeão europeu dos azuis e brancos destacou ainda "a garra, o compromisso" e a "entrega" que os jogadores do FC Porto mostraram ao longo dos 90 minutos e do tempo de descontos.
"O FC Porto entregou-se no momento certo. Deu mérito ao que o FC Porto vinha a fazer", disse ainda Maniche sobre o golo de Galeno, apontado com um remate em arco na ponta final do encontro que se realizou no Estádio do Dragão.
Por outro lado, Maniche mencionou a capaciade ofensiva que o Arsenal costuma ter, até por ser uma equipa que joga numa das ligas mais reputadas a nível mundial como é a Premier League. E esses dados servem para valorizar aquilo que o FC Porto conseguiu fazer no palco de Champions.
"O FC Porto é a equipa portuguesa que mais valoriza esta competição. O histórico assim o diz. Assim valoriza e prestigia. Eu acho que o FC Porto está de parabéns", determinou ainda o antigo jogador portista que jogou a Premier League, então ao serviço dos londrinos do Chelsea.
Recentemente, além do FC Porto e do Sporting, o Arsenal também se cruzou com o Benfica nas provas europeias mas, aí, a sorte sorriu ao emblema da capital britânica.