Portugal
Onze factos rápidos sobre o Sertanense-Benfica
2018-10-19 18:00:00
O Benfica venceu esta quinta feira o Sertanense por 3-0 em jogo a contar para a Taça de Portugal.

O Benfica derrotou esta quinta feira o Sertanense, equipa que milita na Série C do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Rafa Silva, Gedson e Jonas foram os autores dos golos encarnados.

- O Benfica incutiu em Coimbra a segunda derrota da temporada ao conjunto da Sertã. Depois de duas vitórias nas duas primeiras eliminatórias da Taça de Portugal, no campeonato, o conjunto orientado por João Manuel Pinto segue com três vitórias, três empates e uma derrota nas sete jornadas já disputadas.

- Com a derrota frente ao Benfica, ascende a cinco temporadas o período em que o Sertanense não ultrapassa a terceira eliminatória da Taça de Portugal. A última vez que tal aconteceu foi na temporada 2013/14 quando a equipa da Sertã atingiu a 4ª Eliminatória da competição antes de cair aos pés do Rio Ave, por 4-2, em Vila do Conde.

- Faz, assim, esta temporada, onze épocas desde que o Sertanense obteve a melhor participação de sempre do clube na Taça de Portugal. Aconteceu em 2007/08 quando a equipa atingiu os oitavos de final da competição, tendo eliminado pelo caminho o Marinhense, o Fazendense, o Fayal, o Portimonense e o FC Penafiel nas grandes penalidades antes de receber o FC Porto e acabar goleado por 4-0.

- O encontro entre Sertanense e Benfica da terceira eliminatória da Taça de Portugal foi o primeiro de sempre da história do futebol português entre os dois clubes.

- Desde a derrota diante do Gondomar SC, em 2002/2003, por 1-0, com golo de Cílio Souza que o Benfica ultrapassou sempre a 1ª eliminatória que disputou numa edição da Taça de Portugal.

- O encontro entre Sertanense e Benfica foi disputado em Coimbra devido ao mau estado do relvado do conjunto da Sertã. Um estádio que o Benfica não visitava desde a vitória por 2-1 frente à Académica na 29ª jornada da liga 2015/16. É preciso recuar até 1973 para assistir a uma derrota do Benfica em Coimbra.

- Esta não foi a primeira vez que João Manuel Pinto defrontou o Benfica em jogo a contar para a Taça de Portugal, enquanto treinador. Aconteceu já na temporada 2013/14 em jogo a contar, também, para a terceira ronda da competição e que terminou com o triunfo encarnado por 1-0, golo de Ola John, era então treinador do Cinfães.

- Tal como João Manuel Pinto, o encontro frente ao Sertanense não foi o primeiro de Rui Vitória contra o adversário desta eliminatória da Taça de Portugal. Rui Vitória já havia defrontado o Sertanense em duas ocasiões, ambos jogos a contar para a II Divisão B, Zona Centro, durante a temporada 2002/03 era Rui Vitória treinador do Vilafranquense. Com a vitória desta quinta feira, enquanto treinador, Rui Vitória já venceu o Sertanense por duas ocasião. Em 2002/03, em casa, o Vilafranquense venceu o Sertanense por 3-1.

- Com o golo apontado ao Sertanense, Rafa chegou aos cinco golos na temporada, tantos quantos aqueles que marcara no conjunto das duas épocas anteriores. Esta temporada só Pizzi, com seis golos, marcou mais do que Rafa.

- Frente ao Sertanense, Sebastian Corchia e Jota fizeram a sua estreia pelo Benfica e elevaram para 26 o total de jogadores utilizados por Rui Vitória esta temporada. Só esta temporada são já nove as estreias promovidas por Rui Vitória no Benfica.

- Já a estreia de Jota, permitiu ao atacante português tornar-se no 14º jogador da formação do Benfica a ser lançado por Rui Vitória no conjunto encarnado, o terceiro esta temporada depois de João Félix e de Gedson.