- O FC Porto atravessa uma série de quatro triunfos consecutivos, precisamente um deles para cada competição em que os dragões estão inseridos. No último jogo, os azuis e brancos venceram o Varzim (4-2), para a Taça da Liga, resultado que se seguiu a vitórias sobre Feirense (2-0 para a Primeira Liga), Lokomotiv Moscovo (3-1 na Liga dos Campeões) e SC Vila Real (6-0 para a Taça de Portugal). A última partida em que a turma de Sérgio Conceição não venceu foi o clássico com o Benfica (1-0), a 7 de outubro.
- O FC Porto chegou à liderança, partilhada com o SC Braga, da Primeira Liga na última jornada, após o triunfo sobre o Feirense. Os dragões aproveitaram o desaire do Benfica contra o Belenenses e o empate entre SC Braga e Vitória de Guimarães para treparem até ao topo da tabela classificativa, onde se encontram com 18 pontos, os mesmos que os bracarenses.
- O Marítimo leva sete encontros consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, a pior fase dos madeirenses nesta temporada. Nesse saldo de partidas, os insulares consentiram cinco derrotas (Feirense, Moreirense, Vitória de Guimarães e Sporting em duas ocasiões) e dois empates (Moura AC e Belenenses).
- O histórico de confrontos entre Marítimo e FC Porto é largamente favorável aos azuis e brancos. Em 93 partidas entre ambas as equipas, os dragões saíram com o triunfo em 64, enquanto os madeirenses venceram 13 e o empate foi o resultado final em 16 vezes. Os últimos cinco compromissos que colocaram Marítimo e FC Porto frente a frente terminaram com quatro vitórias dos dragões e uma igualdade.
- Desde que foi titular frente ao SC Vila Real, para a Taça de Portugal, Óliver tem participado em todos os jogos do FC Porto. O médio espanhol foi escolha inicial de Sérgio Conceição nesse encontro da prova rainha do futebol português, para a Liga dos Campeões contra o Lokomotiv Moscovo e no campeonato diante do Feirense. Na última partida dos azuis e brancos, para a Taça da Liga perante o Varzim, Óliver saltou do banco de suplentes.
- O duelo entre Marítimo e FC Porto, deste sábado, irá marcar o regresso de Danilo e Marega à Madeira. O médio e o avançado dos dragões já representaram os insulares. Danilo vestiu a camisola do Marítimo entre 2013 e 2015, tendo disputado 70 jogos pelo clube. Marega, por seu turno, esteve no Marítimo entre 2014 e 2015 e realizou 34 partidas pela equipa.
- São três os jogadores que têm o estatuto de principal artilheiro do FC Porto: Adrián López, Marega e Aboubakar somam quatro golos marcados nesta época, embora o espanhol tenha conseguido fazê-lo em menos minutos do que os colegas de equipa.
- Do lado do Marítimo, o estatuto de melhor marcador pertence a Joel e Correa. Ambos os jogadores levam três tiros certeiros com a camisola dos insulares nesta temporada, apesar de o avançado camaronês ter necessitado de menos minutos em campo para o fazer.
- Bebeto é o único totalista da equipa do Marítimo esta época. O lateral direito esteve presente em todos os onze jogos da equipa em 2018/19, pelo que soma 1020 minutos dentro das quatro linhas, pelo facto de o encontro dos insulares para a Taça de Portugal ter ido a prolongamento.
- Felipe é o jogador do FC Porto com mais minutos nas pernas neste começo de temporada. O central brasileiro já soma 1260 minutos dentro das quatro linhas repartidos por 14 jogos; seguem-se Alex Telles e Herrera, com 1170 e 1168 minutos no relvado, respetivamente.
- Sérgio Conceição não tem um histórico favorável contra o Marítimo na carreira como treinador. O técnico leva dez encontros diante dos insulares e venceu apenas dois, tendo perdido seis deles. Ainda assim, Conceição venceu os insulares sempre que os defrontou ao serviço do FC Porto. Cláudio Braga, por seu turno, vai estrear-se em partidas frente ao FC Porto.