Portugal
Onze pistas para ver o SC Braga-Sporting
2018-09-23 20:00:00
Arsenalistas quebraram na última época uma série de cinco triunfos consecutivos dos leões

SC Braga e Sporting encontram-se esta segunda-feira na cidade dos arcebispos precisamente com o mesmo número de pontos (10) no topo da Liga. As duas equipas somam três vitórias e um empate, não conhecendo o sabor da derrota. O Sporting contabiliza menos três golos sofridos (três contra seis), mas o SC Braga marcou por mais vezes no campeonato (11 golos contra 7).

- Bas Dost e Mathieu são os grandes ausentes por parte dos leões, o mesmo sucedendo com o guarda-redes Matheus e Raúl Silva nos arsenalistas. A principal dúvida diz respeito à utilização de Paulinho, em recuperação de uma lesão ligamentar.

- O jogo de segunda-feira marca o regresso de André Pinto a Braga como titular, face à ausência de Mathieu. O central foi contratado pelos leões a custo zero, deixando a cidade minhota de forma, digamos, pouco amistosa, pelo que será um dos muitos pontos de interesse do desafio que volta a colocar Abel, que iniciou a carreira de treinador na equipa júnior do Sporting, no caminho dos leões.

- A verdade é que André Pinto tem sido uma espécie de suplente de luxo de Coates ou Mathieu. Com ele em campo, o Sporting registou somente uma derrota em 21 jogos (frente ao Viktoria Plzen) mas até seguiu em frente na Liga Europa. De resto, o jogador, de 28 anos, já participou em quatro jogos ao longo desta época (três como titular, um deles no Estádio da Luz, e outro saltando do banco de suplentes, precisamente no último triunfo diante do Qarabag, face à lesão contraída por Mathieu).

- Na última época o SC Braga quebrou uma série de cinco triunfos consecutivos dos leões, vencendo por 1-0 com um golo de Raúl Silva aos 87 minutos. Um golo que complicou de forma determinante as contas da equipa na altura liderada por Jorge Jesus no que diz respeito à conquista do título.

- Bracarenses e lisboetas protagonizam uma rivalidade já com contornos de clássico no futebol português: as duas equipas defrontaram-se por 143 vezes, com o Sporting a apresentar clara vantagem: 89 vitórias, contra 32 triunfos da equipa minhota.

- Em Braga, regista-se, no entanto, um maior equilíbrio nos desafios entre as duas equipas, mas a vantagem continua a ser dos leões: 33 vitórias, contra 25 triunfos dos bracarenses, registando-se ainda 13 empates.

- Nos últimos 13 jogos entre as duas equipas na Liga, o Sporting venceu 10 e o SC Braga apenas dois.

- João Palhinha, Ricardo Esgaio e Wilson Eduardo já jogaram no Sporting, enquanto André Pinto, Jefferson, que perdeu a titularidade para Acuña como lateral esquerdo no último jogo, referente à Liga Europa, diante do Qarabag, e Battaglia já jogaram pelo SC Braga.

- Abel Ferreira tem a particularidade de ter substituído de forma interina José Peseiro no SC Braga, dirigindo a equipa no triunfo obtido em Alvalade por 1-0 em 18 de dezembro de 2016, e fazendo na altura a transição para Jorge Simão. Após a saída deste, assumiu em definitivo o comando dos bracarenses.

- Manuel Fernandes, um dos maiores símbolos da história leonina e atual dirigente dos verde e brancos, marcou 23 golos em 26 jogos entre SC Braga e Sporting, registo que ainda hoje faz dele o maior goleador dos confrontos entre as duas equipas.