No sábado, o Sporting recebe o Marítimo (21h), em pleno Estádio José Alvalade, para a sexta jornada do campeonato. Os leões chegam a este encontro após uma derrota em Braga, enquanto que os madeirenses também atravessam uma fase menos positiva. Aqui ficam estas e outras pistas para o duelo de amanhã.
- Sporting e Marítimo já se defrontaram nesta época, com o triunfo a cair para a equipa leonina. O conjunto de José Peseiro recebeu a turma de Cláudio Braga a 16 de setembro, para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Os leões venceram os insulares por 3-1. Para os verde e brancos marcaram Raphinha e Bruno Fernandes (bis), enquanto Correa fez o gosto ao pé pelos madeirenses.
- O Sporting defronta o Marítimo na sequência da primeira derrota da equipa de José Peseiro na temporada. O único desaire do conjunto leonino até este momento teve lugar na passada segunda-feira, diante do SC Braga (1-0), para a quinta jornada da Primeira Liga. Antes desse encontro, os leões tinham somado cinco vitórias e um empate.
- O Marítimo atravessa uma série de dois jogos consecutivos sem conhecer o sabor do triunfo. A equipa madeirense empatou na receção ao Belenenses SAD, para a última jornada do campeonato, e tinha perdido com o Sporting para a Taça da Liga. No total da época, os insulares têm quatro vitórias, um empate e duas derrotas.
- Sporting e Marítimo defrontam-se, este sábado, em igualdade pontual. Ambas as equipas encontram-se com 10 pontos em cinco jogos já disputados na Primeira Liga, sendo que somam três vitórias, um empate e uma derrota. Os leões encontram-se uma posição acima, devido ao número superior de diferença de golos.
- No confronto histórico entre as duas equipas, o Sporting leva clara vantagem. Em 96 encontros já realizados entre leões e madeirenses, o conjunto de Alvalade venceu 67, com os insulares a saíram com o triunfo em 16. O empate foi o resultado final em 13 ocasiões.
- Com Bas Dost de fora por lesão, o Sporting conta com Bruno Fernandes e Nani como os principais artilheiros neste início de época. Os dois internacionais portugueses têm três golos marcados nesta temporada, sendo que Nani jogou cinco jogos e Bruno Fernandes seis.
- Do lado do Marítimo, o papel de melhor marcador cabe a Joel. O avançado camaronês soma três golos marcados em sete partidas realizadas nesta temporada.
- O defesa Bebeto é o único totalista do Marítimo nesta temporada. O jogador brasileiro esteve em campo todos os 630 minutos dos sete compromissos já disputados pelos madeirenses nesta época.
- Salin, Coates e Battaglia são os três jogadores do Sporting que ainda permanecem como totalistas na equipa de José Peseiro. Os três jogadores estiveram dentro das quatro linhas durante os 630 minutos já realizados pelos leões em sete partidas.
- Na época passada, o Sporting goleou por 5-0 na receção ao Marítimo para o campeonato. O jogo teve lugar a 7 de janeiro deste ano e contou para a 17.ª jornada da Primeira Liga. Um hat-trick de Bas Dost e golos de Bryan Ruiz e Acuña resultaram o desfecho do encontro.
- Cláudio Braga apenas defrontou o Sporting no jogo realizado já esta época entre madeirenses e leões (vitória do Sporting por 3-1). José Peseiro, por seu turno, já encontrou os insulares por onze ocasiões na carreira: venceu seis, empatou duas e perdeu três.