Portugal
“Quando Gyökeres pensar que não vale 100 milhões, se calhar, já vale 150”
2024-09-10 10:35:00
“O mercado é que vai dizer se Gyökeres vale 100, 200, 150 ou 80 milhões”, assinala antigo treinador leonino Inácio

Viktor Gyökeres está imparável nesta altura da temporada. O avançado marca de leão ao peito e com as cores da Suécia. Golos e assistências fazem de Viktor Gyökeres um dos avançados mais concretizadores no contexto do futebol europeu nesta fase. Por isso, os sportinguistas temem que o jogador possa deixar Alvalade, caso a 'veia goleadora' se mantenha, sobretudo na Liga dos Campeões.

A prova da UEFA é tida como a montra para os jogadores se mostrarem. E se Viktor Gyökeres brilhar pelo Sporting na Champions League como tem feito no campeonato ou ao serviço da Suécia, então Frederico Varandas pode perder o jogador, recebendo uma soma milionária de dinheiro.

Augusto Inácio sobre Gyökeres. "Se calhar já vale 150"

Augusto Inácio, antigo treinador, jogador e dirigente dos leões, prefere aguardar até ver. Mas entende que o sueco está a atravessar um momento de forma significativo e revelador de que a lesão no joelho está ultrapassada.

“Realmente o Gyökeres está-se a destacar. Depois da operação ao joelho, não se sabia como é que ele poderia chegar. O que é certo é que ele parece que está completamente recuperado. Joga, joga bem, faz golos, faz assistências e está a passar por um excelente momento de forma", comentou Augusto Inácio.

"Agora, isto tudo depende daquilo que o mercado disser, porque o campeonato português tem a visibilidade que tem, mas, jogando na Seleção e marcando golos, vai chamar a atenção dos 'tubarões', aos clubes os endinheirados, esses que podem pagar forte e feio", apontou Inácio, em declarações na Antena 1.

“Provavelmente, se ele ficar e fizer uma grande Liga dos Campeões, que é a grande montra do futebol, que é aí onde os jogadores se destacam a nível internacional, acredito que o Sporting possa ter muita procura para vender o jogador”, admitiu o ex-treinador sportinguista.

Recentemente, Viktor Gyökeres abordou os valores que a sua cláusula de rescisão têm. O jogador disse mesmo que os 100 milhões de euros "talvez sejam demais". Mas Inácio considera que o mercado é que vai ditar quanto vale o sueco.

“Eu reconheço a humildade dele em dizer que os 100 milhões é muito dinheiro, mas não é ele que determina o que é que o mercado vai dizer. O mercado é que vai dizer se vale 100, se vale 200, se vale 150, se vale 90, se vale 80. O mercado depois é que vai dizer", disse Inácio.

"Agora, ele tem de estar tranquilo e fazer o seu trabalho, que é marcar golos, e destacar-se e fazer o que tem feito ultimamente”, salientou Augusto Inácio sobre o jogador que revela "algumas coisas de Cristiano Ronaldo".

"Os clubes vão estar muito atentos e de olhos na Champions"

Assim, ainda relativamente ao valor da cláusula, Inácio reconhece que o jogador pode até ter um valor maior do que a cláusula. “Quando ele pensar que se calhar não vale 100 milhões, se calhar, já vale 150. Depois o mercado é que vai dizer. Os clubes vão estar muito atentos e de olhos na Champions”, avisou Inácio.

Além disso, o ex-treinador e antigo dirigente leonino lembrou que o sueco “tem um ano de Portugal, conhece melhor o Sporting e os colegas", sendo que "os adeptos gostam dele”.

Por isso, Inácio crê que as coisas podem correr ainda melhor nesta época. Mas o ex-técnico não afasta da equação o impacto que o momento do leão tem também na carreira de Gyökeres. “O Sporting, como equipa, está a jogar muito bem e facilita o aparecimento do goleador”, concluiu Inácio.