Portugal
"Schmidt esteve para ser treinador do Bayern. Respeito a decisão de Rui Costa"
2024-05-24 11:50:00
"O nome dele vem permanentemente na imprensa", recorda conhecido adepto do Benfica Mauro Xavier

Rui Costa deu um voto de confiança a Roger Schmidt e vai manter o técnico alemão na Luz, apesar da época de fracassos que o germânico teve nas várias competições na Luz, à exceção da Supertaça Cândido de Oliveira.

O presidente do Benfica deu uma entrevista coletiva à comunicação social e não escondeu que tem vários planos previstos, caso o treinador deixe o Benfica. Mas negou que tenha conversado com José Mourinho. O setubalense tem sido associado ao Benfica.

"Quem disser, em qualquer clube do Mundo, que não tem planos B, C ou D... ou não está a fazer bem o seu papel ou está a mentir. Mesmo com a minha convicção que Roger Schmidt é o melhor treinador para o Benfica neste momento, e não arredo pé disso até prova em contrário, e mesmo em situações positivas, como no ano passado, tinha preparado um plano B, C e D", comentou Rui Costa, em declarações à imprensa.

"Schmidt esteve para ser treinador do Bayern"

Mauro Xavier, gestor e conhecido adepto encarnado, reitera que manter o treinador alemão na Luz não lhe agrada. Contudo, este lembra que o germânico tem mercado na Bundesliga e aprecia a forma como Rui Costa esclareceu a continuidade de Schmidt no Benfica.

"O Roger Schmidt esteve para ser treinador do Bayern. O nome dele vem permanentemente na imprensa", referiu Mauro Xavier, certo de que num clube como o Benfica "tem que haver planos B em tudo na vida".

"Qualquer peça tem que ter a sua substituição. Isso é um ato de boa gestão. E portanto, gostei que o Rui Costa tivesse sido autêntico e gostei que tivesse sido transparente, desse ponto de vista, ao dizer aquilo que é verdade", comentou Mauro Xavier, na CMTV.

"É normal que se equacione mudar de treinador", diz Mauro Xavier

Para o gestor, "é normal que se equacione mudar de treinador". E embora a ideia de Rui Costa seja de continuidade, Mauro Xavier insiste que não tomaria a mesma decisão. Porém, respeita a opção do líder encarnado.

"A escolha dele no final foi manter o treinador atual. Eu discordo dela. Mas respeito-a", finalizou a este respeito o conhecido adepto encarnado Mauro Xavier.

Embora admita que tem planos secundários, caso Roger Schmidt deixe o Benfica, Rui Costa mantém a confiança no treinador que contratou em 2022 e que tem contrato até 2026.

"Tive na minha cabeça planos A, B C e E... Qual era a letra dele? Digo M de Mourinho. Mourinho é sempre um treinador de elite. É inegável que pudesse pensar nele também, mas nunca houve essa questão", disse Rui Costa sobre José Mourinho, numa fase em que se diz que "nem Guardiola tinha consenso" na Luz.