Apesar da contestação ao treinador, Rui Costa garantiu a continuidade de Roger Schmidt na próxima temporada. O presidente encarnado segura o técnico alemão e aposta que na nova época Roger Schmidt conseguirá guiar o Benfica ao título e aos sucessos desportivos nas outras competições.
Numa altura em que é grande a pressão sobre o treinador, muitos benfiquistas esperavam que Rui Costa fosse na lógica do despedimento do treinador, coisa que o líder das águias recusou.
"Acho que estão reunidas as condições para continuar a ser treinador do Benfica, Roger Schmidt vai continuar a ser treinador do Benfica. De resto, nunca houve da nossa parte uma notícia contrária a isso e se não considerasse que ele tivesse todas as condições para continuar a ser treinador", afirmou Rui Costa, em declarações aos jornalistas numa entrevista de balanço da época 2023/2024.
"Será que Rui Costa dormiu no Seixal?", pergunta Encarnação
A decisão de Rui Costa apanhou de surpresa alguns benfiquistas, mas o tema é acompanhado com atenção também entre rivais e adversários, como é o caso do portista Nuno Encarnação.
"Será que dormiu no Seixal?", questionou o conhecido adepto dos azuis e brancos, em declarações na CMTV, onde comentou a continuidade de Roger Schmidt no emblema lisboeta.
O gestor e conhecido associado do FC Porto fez, assim, uma alusão a Luís Filipe Vieira que, há umas épocas atrás, numa altura em que Rui Vitória era contestado, decidiu prolongar o desempenho do treinador algumas semanas, até o despedir.
"Foi uma luz que me deu", disse Vieira
Nessa altura, Luís Filipe Vieira assumiu mesmo que viu "uma luz" enquanto pernoitava no Seixal e decidiu manter Rui Vitória. "Foi uma luz que me deu", justificou Vieira à imprensa, nessa época.
Na altura, a decisão não foi consensual na estrutura e, semanas depois, Rui Vitória 'caiu' mesmo. Luís Filipe Vieira apontava, na época, para a "importância do técnico no projeto". E até assumiu que a decisão deixou "perplexo" o diretor para o futebol da altura. Mas a decisão de Vieira estava tomada.
Agora, Rui Costa alinha pela mesma lógica e decide manter Roger Schmidt, apesar dos focos de contestação que têm sido visíveis no Estádio da Luz e em outros estádios onde o Benfica jogou, recentemente.
Roger Schmidt já não tem a popularidade que teve no começo da época 2022/23 na altura em que chegou. Atualmente, muitas são as vozes críticas para com o técnico germânico que, há poucas semanas, em Vila do Conde, após novo desaire encarnado, tentou "provocar os sócios" numa atitude "inacreditável", como observou o ex-vice-presidente João Braz Frade.