Portugal
"Seria uma loucura FC Porto ou Sporting não quererem saber condições sobre Rafa"
2024-01-08 16:30:00
"Frente de ataque com Rafa e o que o Sporting tem feito, seria muito mais difícil parar", diz ex-jogador leonino Vidigal

Rafa Silva está em final de contrato com o Benfica e o nome do jogador português tem sido associado ao Sporting. Confrontado com esta situação, Rúben Amorim não recusou comentar o assunto e deu conta das qualidades do jogador, ainda que tenha admitido que seja algo que lhe parece "impossível" de acontecer quando terminar o vínculo ao emblema encarnado.

"O Rafa é um grande jogador, qualquer treinador gostaria de tê-lo, mas parece-me impossível, para já porque não vinha para o Sporting", observou o treinador dos leões, realçando que o jogador está vinculado ao clube da Luz e que se fosse contratado para o Sporting, o ambiente poderia diferente no futebol nacional.

"O Rafa está a discutir uma renovação com o Benfica, imaginem se negociasse um contrato com o Sporting...", disse o treinador do Sporting, em conferência de imprensa, onde deu conta de que é um rumo que pode ser dito sem sentido.

"Há rumores que são fáceis de dizer que não fazem sentido nenhum. Este é um desses casos", acrescentou ainda Rúben Amorim, poucos dias depois de o capitão do Sporting Seba Coates ter elogiado Rafa Silva.

Luís Vidigal, antigo jogador dos leões, diz que se estive a liderar o Sporting, não hesitaria em contratar Rafa Silva. "Eu não vejo tão irrealista assim, sinceramente. Entendo o posição do treinador do Sporting na defesa até do jogador que vá nesse sentido", comentou Vidigal.

Em declarações na Sport TV, o ex-internacional português salientou que "a haver algum acordo muito provavelmente seria interrompido no Benfica as prestações do Rafa Silva."

"É assim: o jogador está livre. Vamos imaginar o valor a investir num jogador desta qualidade. Um prémio de assinatura que substitua essa compra e um salário na base do que se pratica em Alvalade, se o Rafa quisesse e eu estivesse no comando do clube, claramente que ficaria com o jogador", admitiu Luís Vidigal.

Questionado se poderá ser um jogo para forçar o Benfica a avançar para a renovação de contrato com Rafa Silva, o antigo atleta verde e branco admitiu que "pode acontecer tudo".

"Estando eu a comandar os destinos do clube, eu não hesitaria"

Por outro lado, Vidigal falou de Rafa Silva como um jogador que tem condições para fazer "quatro, cinco épocas a um grande nível", que levam a interesse de clubes "em Portugal e no estrangeiro".

"Eu vejo como uma excelente oportunidade", vincou Vidigal, sublinhando que seria "loucura" que Sporting ou FC Porto não estivessem atentos a jogadores como Rafa Silva.

"Seria loucura quer do FC Porto, quer do Sporting, ou de que clube fosse, não querer saber em que condições é que está o processo", reiterou Vidigal, prolongando comentários a este respeito.

"Ele disse muita coisa e não disse nada. Agora, o Benfica perdeu uma oportunidade no timing certo para tentar chegar a um acordo com o Rafa. O facto de Rafa continuar a jogar mostra que a relação é saudável e é um jogador que conta. Não quer dizer que não possa ainda renovar com o Benfica. Mas torna-se mais difícil. Esta é uma fase em que ele pode tomar decisões antecipadamente e em que clubes como o Sporting, por exemplo, poderão mostrar interesse."

O antigo internacional português admitiu ainda que Rafa no Sporting ajudaria a tornar a frente de ataque ainda "mais difícil de parar", segundo Luís Vidigal.

"Eu ponho-me a olhar para a frente de ataque com Rafa e o que o Sporting tem feito, seria muito mais difícil parar o Sporting. E, portanto, uma excelente oportunidade. Eu vou repetir: uma excelente oportunidade para o Sporting. Estando eu a comandar os destinos do clube, eu não hesitaria"