Portugal
Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Parabéns, Seleção feminina
2023-08-01 15:05:00
Equipa das quinas sai do Campeonato do Mundo após caminhada histórica

"Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena", escreveu Fernando Pessoa numa das mais icónicas passagens sobre o ser português. E bem se pode dizer que a Seleção feminina de Portugal cumpriu um destino. O 'fado' ditou o adeus ao Campeonato do Mundo de futebol mas o orgulho bate no peito porque elas mostraram as razões pelas quais Portugal é uma 'nação valente'.

A Seleção Nacional feminina empatou com os Estados Unidos, seleção favirota, em jogo a contar para a terceira e última jornada do Grupo E do Mundial de 2023.

O resultado deixou Portugal no terceiro lugar do grupo e, por consequência, fora da competição, mas isso não apaga a prestação que a equipa das quinas deixou e que encheu de orgulho todo um país!

Prestação significativa tiveram também todos os portugueses e apoiantes que marcaram presença nos estádios neozelandeses e que fizeram com que a Seleção se sentisse em casa a milhares de quilómetros de casa.

"Obrigado por ter acompanhado Portugal a fazer história", salientou a Federação Portuguesa numa nota enviada às redações em jeito de agradecimento.

Quanto ao futuro, o futebol feminino tem lançadas as bases da sorte porque, como Fernando Pessoa deixou eterno, "quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor".

No fundo, "Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu". E o céu será sempre o limite para os corações lusitanos.