Rúben Amorim está desde março de 2020 no Sporting. De então para cá, o clube leonino já venceu dois campeonatos nacionais, entre outros troféus. O Sporting passou a ser um dos concorrentes mais fortes ao título, não apenas na teoria pelo estatuto, mas na prática por aquilo que mostra no campo. Por isso, o nome do treinador tem sido apontado a vários emblemas, entre os quais ao Manchester City.
Diogo Luís, antigo jogador de futebol, tem dúvidas de que Rúben Amorim seja associado aos 'citizens' por conta da ida de Hugo Viana do Sporting para Manchester. O ex-lateral prefere destacar a forma como Rúben Amorim encara o futebol que o colocam entre nomes a avaliar por clubes poderosos.
Diogo Luís diz que Amorim foi escolhido por Varandas e Antero Henrique
"Ainda o valorizam mais outras questões. O Rúben Amorim não fala dos árbitros. Ou quando fala é indiretamente. Não fala diretamente. Que é uma coisa valorizada", argumentou Diogo Luís.
"O Rúben Amorim quando perde ou quando ganha vai à conferência de imprensa e fala, explica as coisas. Isto é valorizado em Inglaterra", referiu Diogo Luís, em declarações na CNN Portugal, onde mencionou o ex-treinador do FC Porto para fazer uma comparação.
"O Sérgio Conceição, se calhar, não tem clube porque há muitos pormenores que dentro da sua forma de trabalhar que acabam por prejudicá-lo. As constantes expulsões", disse o ex-lateral, certo de que "em Inglaterra" o que conta "é o vencer, é o fair-play" mas é também "a marca".
Ainda a respeito de Rúben Amorim, Diogo Luís garantiu que não é por Hugo Viana passar para o Manchester City, que Amorim terá as portas abertas do clube britânico.
Nesse sentido, Diogo Luís revela que Viana não escolheu Amorim para treinar o clube de Alvalade. "No Sporting não foi o Hugo Viana que escolheu o Rúben Amorim porque é uma mensagem que passa erradamente", esclareceu Diogo Luís.
Hugo Viana não meteu a cara"
"Foi o Frederico Varandas e o Antero Henrique que o escolheram. O Hugo Viana deu o seu aval. O Hugo Viana não meteu a cara para ser ele a dar o nome. O Hugo Viana apenas aceitou o nome que foi dado, ou deu o seu aval positivo", declarou Diogo Luís.
No Sporting há várias temporadas, a saída de Amorim, de quem se diz que "tem muito de Guardiola", tem sido falada em diversos momentos. Mas o treinador já disse que se sente bem em Alvalade.
Aliás, recentemente, Rúben Amorim deixou claro que não tem de sair para o City, só porque Hugo Viana vai para o emblema de Manchester. "Não falamos sobre isso, são caminhos diferentes. As pessoas fizeram essa ligação, mas o caminho do Hugo Viana é o caminho dele, o meu é o meu", referiu Rúben Amorim, em conferência de imprensa. "Ligação profissional não se vai manter para sempre, só a de amizade", esclareceu Rúben Amorim.