O encontro entre Belenenses SAD e Benfica para o campeonato, no qual os azuis foram a jogo com nove elementos e terminou mais cedo por falta de atletas do clube que alinha habitualmente em Oeiras, promete ficar para a história como um dos episódios mais discutidos, a juntar a outros no livro de recordações do desporto nacional, como lembra Dias Ferreira, antigo dirigente do Sporting, que não quer comparações deste caso com um, há alguns anos, no qual o Sporting defrontou o Vitória de Setúbal que estava a contas com várias baixas por doença no plantel.
"Os casos não são equiparáveis de forma nenhuma", considera o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, referindo que agora como no passado vê o Benfica a aproveitar certas situações com os adversários. "O Benfica também não teve culpa nenhuma do jogo ir para o Algarve mas, no entanto, aproveitou-se e foi, com violação dos regulamentos das competições na altura", afirmou Dias Ferreira, em alusão a um jogo entre Estoril e Benfica disputado no Estádio do Algarve numa época que acabaria com o título de campeão na Luz.
"Portanto, aproveita sempre quem tem algum resultado", acrescentou Dias Ferreira, realçando que gosta de ver o Sporting sair vencedor das partidas mas não gostaria de ter o clube envolvido numa circunstância semelhante.
"Estive 19 anos sem ganhar o campeonato, é evidente que isso me entristece. Mas gosto de ganhar as coisas com dificuldade. Sou assim na vida com tudo", afirmou Dias Ferreira.
"Sabe-me bem quando ganho em tudo na vida. Olho para o espelho e sei que ganhei com o meu valor, ou seja o que for", acrescentou o antigo dirigente verde e branco.
Em declarações no canal de televisão A Bola TV, Dias Ferreira deixou ainda uma outra ideia. "Ganhar qualquer coisa que não seja com esforço dá prazer mas..."
Em relação ao jogo entre Belenenses SAD e Benfica estão prometidas conclusões por parte das autoridades de justiça desportiva e disciplinar, uma vez que a situação ocorrida no Estádio Nacional motivou a instauração de processos de averiguação.
O Governo já tomou posição sobre esse acontecimento que correu mundo. "Ninguém fica bem nessa fotografia", salientou o secretário de Estado do Desporto e da Juventude João Paulo Rebelo.
O duelo entre Benfica e Belenenses SAD, disputado no Estádio Nacional do Jamor, habitual casa da equipa liderada por Rui Pedro Soares, terminou aos 48 minutos, depois de os azuis terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo.