O sistema de videoárbitro é uma ferramenta que vem sendo utilizada na I Liga portuguesa desde a época 2017/18. De então para cá, muitas decisões foram validadas e alteradas, outras mantiveram-se e, no meio de tudo, alguma polémica também foi correndo nas conversas e discussões de futebol. Mas o VAR veio para ficar e Carlos Xavier, antigo capitão do Sporting, 'esfrega as mãos' de contentamento.
O antigo internacional português realça a importância do VAR para as decisões dos árbitros e nota que essa ferramenta foi fundamental para que o Sporting tenha, na última época, quebrado um jejum de 19 anos sem conquistar o título. "Provou-se que dentro de campo fomos imbatíveis, mas o VAR, infelizmente, só apareceu este ano. Veio dar mais clareza e nobreza ao que é um jogo de futebol", comentou Carlos Xavier, em declarações na Sporting TV.
Para o antigo atleta, é importante manter esse sistema de apoio e auxílio às equipas de arbitragem. "Se acabarem com o VAR estaremos mais 19 ou 20 anos sem ganhar outra vez", indicou Carlos Xavier.
O ex-futebolista manifesta, por outro lado, a certeza de que o Sporting está a trabalhar bem na preparação da nova temporada, que espera de sucesso como na última. "O presidente está tranquilo, a equipa e os adeptos têm que estar. Estamos no caminho certo. Esperemos que as coisas continuem a correr da mesma maneira e que o VAR continue a ser imparcial, espero eu", apelou Carlos Xavier.
Anteriormente, Carlos Xavier já tinha abordado a questão do sistema de VAR quando falou de Pinto da Costa e de Luís Filipe Vieira, presidentes de FC Porto e Benfica, respetivamente.
"O almoço [entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa] deve ter sido para acabar com o VAR", indicou Carlos Xavier, salientando que esta tecnologia serviu para dar "verdade desportiva" nas provas de futebol.
Para o ex-futebolista Carlos Xavier, os rivais do Sporting, clube que nesta temporada irá defender o título de campeão conquistado na última, "não estão habituados a jogar com o VAR".
Introduzido na época 2017/18, o VAR tem funcionado desde então, sendo que três equipas portuguesas já conquistaram o título de campeão. FC Porto, Benfica e Sporting.
Os dragões são o clube que mais títulos já conquistaram desde que o VAR foi introduzido (dois), sendo que os restantes dois ficaram em Lisboa para Benfica e Sporting, com um campeonato cada, respetivamente.