Portugal
"A pressão está montada no Dragão. Estou a falar de coação mediática"
2023-09-05 09:45:00
"O árbitro Miguel Nogueira estava cheio de medo. Estava cheio de medo", diz deputado André Pinotes Batista

A forma como o árbitro Miguel Nogueira dirigiu a arbitragem no empate do FC Porto contra o Arouca continua a alimentar polémica no futebol nacional. O juiz da partida deu 22 minutos de tempo de descontos, período no qual assinalou um penálti que depois reverteu após consultar o VAR via telefone, tendo depois assinalado um outro, que Galeno falhou. Ainda houve tempo para os dragões empatarem a partida nos descontos, num lance em que os arouquenses reclamaram da posição dos atacantes portistas.

Para André Pinotes Batista, deputado na Assembleia da República e conhecido sportinguista, a questão que se coloca perante tudo aquilo que se tem assistido é que, em Portugal, o FC Porto tem "mesmo uma estratégia" de "coação mediática." "Estou a falar de coação mediática", confirmou André Pinotes Batista, explicando-se.

"A questão que há é que nós não temos uma arbitragem livre. Há mesmo uma estratégia no FC Porto e eu quero dizer que, com a maior honestidade possível, se eu fosse jogador do FC Porto e estivesse no Dragão, a partir do minuto 80 eu não fazia outra coisa que não fosse mandar-me para o chão", comentou o conhecido sportinguista que é deputado.

"Quem não quer ser Taremi não lhe veste a pele"

Por conseguinte, para André Pinotes Batista fica claro que há uma "pressão que está montada no Dragão quando as coisas não funcionam".

"O FC Porto chegou sempre aos intervalos 0-0, e o que acontece é que há uma altura em que quem não quer ser Taremi não lhe veste a pele", vincou Pinotes Batista, referindo ainda que desafia as pessoas a fazerem o exercício de ver os últimos minutos dos jogos do FC Porto para ver como os seus jogadores se comportam na área adversária.

"Por justiça ao Gonçalo Borges, o Gonçalo Borges tentou sacar um penálti e sacou", disse, referindo-se à grande penalidade que, em Vila do Conde, ajudou o FC Porto a reverter nos descontos um resultado desfavorável que se verificava.

"É ele e são todos. É ele e é no Sporting. É ele e é no Benfica. O Taremi é outra coisa é de outro campeonato", criticou André Pinotes Batista, na CMTV, lamentando o comportamento de Taremi, jogador sobre o qual na última jornada foi assinalado um penálti.

Em relação a esse lance, recorde-se, a grande penalidade depois viria a ser revertida com recurso às comunicações do VAR no Estádio do Dragão, num caso que tem levantado muita polémica já que o árbitro ficou sem imagens da tecnologia e teve de recorrer ao meio alternativo previsto no protocolo - telefone móvel - para se comunicar com a Cidade do Futebol.

"Vejam as repetições de cada cruzamento, de cada canto, de cada bola parada e aqueles jogadores tentam sacar a máxima vantagem para a equipa deles. Eu só quero que os árbitros sejam livres para tomar a decisão certa. Aquele árbitro [Miguel Nogueira] estava cheio de medo. Estava cheio de medo", concluiu André Pinotes Batista no desejo que expressou para a arbitragem nacional.