Portugal
“Acusar os treinadores... Jesus deu minutos e moral a Nuno Tavares” 
2021-06-17 11:00:00
Sousa fala da formação, lembra que os jovens têm de “corresponder” e aborda apostas de Amorim

O lateral-esquerdo Nuno Tavares poderá estar de saída do Benfica, sendo que Itália poderá ser o destino do jovem formado no Seixal. Nápoles e Lázio estarão na corrida pelo jovem que, um dia, Jesus vaticinou que seria o futuro titular da seleção nacional. 

Certo é que o jovem nem sequer se afirmou no Benfica, apesar de ter merecido a confiança do treinador. E Sousa lembra esse facto. “Nuno Tavares é um jogador em quem Jorge Jesus apostou, numa fase inicial e o Nuno nunca conseguiu agarrar”, afirmou o antigo defesa. 

Num comentário na Sport TV, Sousa abordou a questão da aposta na formação. E, neste caso, defendeu o técnico do Benfica, muitas vezes acusado de ‘ignorar’ o Seixal.  

“Quando tenho de acusar Jorge Jesus de alguma coisa, eu dou a minha opinião. Mas às vezes, acusar os treinadores...”, começou por referir, sendo que o caso de Nuno Tavares é um exemplo de um jogador que mereceu a oportunidade e não a agarrou. 

“Sim, Jorge Jesus não é um treinador que aposte muito na formação. Mas apostou no Nuno Tavares. E até foi criticado, porque o Nuno nunca correspondeu. E o Grimaldo, mesmo com problemas físicos, é melhor. Foi melhor, mais competente, apesar de ter algumas pechas do ponto de vista defensivo”, sustentou Sousa.  

“O Nuno não correspondeu, para ter a titularidade. Jorge Jesus deu minutos a Nuno Tavares. E deu-lhe moral, no início da temporada, dizendo que tinha tudo e mais alguma coisa. Mas o que é certo que o Nuno não se afirmou”, acrescentou. 

Sousa entende, por isso, que o cenário de lançar jovens da ‘cantera’ é perfeito, mas lembra que não basta a um jovem receber a confiança: tem de demonstrar no terreno que mereceu essa confiança. E demonstrar qualidade, tal como sucedeu, por exemplo, com Nuno Mendes e Tiago Tomás, no Sporting. 

“É bom e bonito apostar nos jogadores da formação, mas eles têm de chegar lá e corresponder. Toda a gente diz que o Rúben Amorim aposta na formação. Mas o Nuno Mendes e o Tiago Tomás chegaram lá e corresponderam, com boas exibições. E por isso é que lá continuaram, caso contrário, teriam saído”, sustenta Sousa. 

Assim, se o Benfica transferir Nuno Tavares e fizer um encaixe, será perfeito para todas as partes. “Será natural Nuno Tavares sair. Se sair por uma boa verba, para Lázio ou Nápoles, é vender já. Ontem. Se Grimaldo permanecer no Benfica, será titular, sempre”, conclui.