Portugal
Benfica vence particular com o Casa Pia graças a ‘infelicidade’ alheia
2021-07-16 21:50:00
João Mário estreou-se pelas águias

Um autogolo de Kelechi, perto do final, garantiu hoje ao Benfica uma vitória por 2-1 sobre o Casa Pia, da II Liga, em jogo de preparação disputado no centro de treinos de futebol dos ‘encarnados’, no Seixal.

No quinto encontro de pré-época, as ‘águias’ colocaram-se em vantagem aos 14 minutos, por intermédio de Gonçalo Ramos, mas viram os casapianos empatarem aos 60, numa grande penalidade de Zidane Banjaqui, antes da ‘infelicidade’ do central nigeriano consumar o triunfo benfiquista, aos 79.

Apenas três dias depois de ter assinado pelo Benfica, João Mário foi lançado por Jorge Jesus no ‘onze’ inicial, fazendo dupla de meio-campo com Florentino, cabendo a Pizzi e Rafa apoiarem a dupla de avançados constituída por Gonçalo Ramos e Carlos Vinícius.

Além dos bons pormenores que revelou na primeira parte, o internacional sub-21 luso mostrou acerto na finalização e, em cima do quarto de hora, surgiu de rompante entre os defesas do Casa Pia e deu o melhor seguimento a um cruzamento de Pizzi.

Camilo esteve perto do empate logo de seguida, mas foi incapaz de tirar proveito de um erro de Morato, embora nada comparado com o que Carlos Vinícius desperdiçou pouco depois. O avançado brasileiro surgiu isolado perante Ricardo Batista, tirou o guardião da frente e, com a baliza absolutamente vazia, acertou onde menos se esperava: na malha lateral.

As muitas substituições que foram operadas pelos dois treinadores no segundo tempo foram tirando ritmo à partida, que se foi desenrolando com um acentuado ‘tom’ de pré-época, tantos eram os erros cometidos por ambas as equipas.

Waldschmidt, por duas vezes, foi incapaz de acertar na baliza do Casa Pia, que beneficiou de uma grande penalidade cometida por Samaris sobre Banjaqui, permitindo que o próprio médio repusesse a igualdade.

Sem a mesma capacidade para reter e circular a bola que demonstrou na primeira parte, sobretudo face às sucessivas perdas de Taarabt e de Waldschmidt, o Benfica denotou carências a nível coletivo e só mesmo uma infelicidade de Kelechi, a desviar para a própria baliza um cruzamento de Grimaldo, assegurou a vitória às ‘águias’.

No domingo, o Benfica tem novo teste de pré-época, no Seixal, diante dos espanhóis do Almería, a partir das 19:00.

Ficha de jogo

Jogo realizado no Benfica Campus, no Seixal.

Benfica – Casa Pia, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Gonçalo Ramos, 14 minutos.

1-1, Zidane Banjaqui, 60 (grande penalidade).

2-1, Kelechi, 79 (própria baliza).

Equipas:

- Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Ferro, Morato, Gil Dias, Florentino, João Mário, Pizzi, Rafa, Gonçalo Ramos e Carlos Vinícius.

(Jogaram ainda: Vertonghen, Helton Leite, Samaris, Grimaldo, Gedson, Weigl, Taarabt, Chiquinho, Waldschmidt, Seferovic, Paulo Bernardo, Rodrigo Pinho).

Treinador: Jorge Jesus.

- Casa Pia: Ricardo Batista, Rodrigo Galo, Kelechi, Vasco Fernandes, Ricardo Fernandes, Jota, Cuca, Neto, Zidane Banjaqui, Godwin e Camilo.

(Jogaram ainda: Lucas Paes, Hebert, Rogério Fernandes, Zolotic, Leonardo Lelo, Vitó, João Vieira, Lucas Rodrigues, Lucas Soares, Muscat, Kangmin Choi e De Kong).

Treinador: Filipe Martins.

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Samaris (59) e Leonardo Lelo (80).

Assistência: Jogo disputado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.