Portugal
“Não são os adeptos que mandam. Benfica não é uma democracia referendária”
2024-05-06 14:05:00
"A culpa não pode ser só do Schmidt. O Benfica não fez um campeonato assim tão mau", analisa Nuno Magalhães.

A derrota do Benfica em Famalicão garantiu matematicamente a conquista do título pelo rival Sporting. E o treinador encarnado, Roger Schmidt, tornou-se ainda mais contestado na Luz.

Perdido o título para o outro lado da Segunda Circular, o Benfica começa a olhar para a próxima temporada. Porém, os adeptos questionam se Roger Schmidt tem condições para continuar como treinador do Benfica. O técnico alemão já recordou que tem contrato até 2026, mas a derrota em Famalicão poderá marcar o início do fim da passagem de Schmidt pela Luz.

Nesta hora difícil para o Benfica, Nuno Magalhães deixa um conselho aos responsáveis encarnáveis. É preciso despir a camisola de adepto e vestir o fato de gestor para pesar as vantagens e as desvantagens da continuidade de Schmidt.

“Numa discussão de um CEO, porque o treinador é um CEO, de uma grande empresa cotada em bolsa, como o Benfica, não pode ser feita à luz de uma desilusão. Até de uma desilusão enervada como eu também sinto”, explica Nuno Magalhães, antigo deputado na Assembleia da República e conhecido associado das águias.

“Schmidt faz parte de um projeto”

Mesmo antes da derrota em Famalicão, boa parte do universo encarnado ‘pedia a cabeça’ de Roger Schmidt. E ver o Sporting festejar o título ‘no sofá’, como benefício direto dessa derrota das águias, pode ser o fator decisivo para o Benfica optar por mudar de treinador.

No entanto, uma decisão desse calibre exige tempo. “Não são os adeptos que mandam”, avisa Nuno Magalhães: “Isto não é uma democracia referendária, em que a direção do Benfica vai fazer uma espécie de sondagem para ver qual é o treinador que fale português, que seja simpático, que faça muitas substituições e que serve”.

Em declarações na ‘Grande Jornada’ da SportTv, o antigo secretário de Estado da Administração Interna sustenta que “Roger Schmidt faz parte de um projeto”. Como tal, a liderança do Benfica precisa de analisar as “premissas” que o técnico alemão cumpriu “e outras que não cumpriu, sobretudo esta época”.

“A culpa não pode ser só do Schmidt”

Ainda na ressaca da derrota em Famalicão, Nuno Magalhães apela à “calma”, mesmo admitindo que a “imagem do Benfica” nesta fase é “de derrota, de uma equipa perdida”.

“O mundo não acaba. É evidente que estamos tristes. O Benfica, na minha opinião, não fez um campeonato assim tão mau. O Sporting é que fez um campeonato muito bom”, acrescenta.

Outra “imagem que fica” do Benfica 2023/24 é a de uma equipa órfã de Grimaldo. “Continuo a achar que o Grimaldo estava muito pouco interessado em ficar”, atira Nuno Magalhães, reforçando que “o dinheiro não traz automaticamente títulos”.

“O Benfica falhou no lateral esquerdo? Isso acontece a todas as equipas do mundo. E não é só pelo lateral esquerdo que o Benfica perde o campeonato. A culpa não pode ser só do Xaimite. Agora, é difícil ter este discurso com uma derrota como a de Famalicão”, conclui Nuno Magalhães.