Portugal
"Só faltava eleger o engenheiro Luís Gonçalves para dirigente do ano"
2023-06-28 10:50:00
"O António Silva, com 19 anos, joga em que Liga?", questiona ex-capitão do Benfica sobre eleição do melhor jovem

O Benfica sagrou-se campeão nacional e vários jogadores destacaram-se. Porém, no que toca aos prémios para jogadores do ano, nenhuma águia obteve a eleição para levar para casa o prémio, sendo que há quem aconselhe a Direção do Benfica a enviar Aursnes sozinho à gala da Liga. "Ia o Aursnes sozinho à cerimónia da Liga receber os prémios em nome de todos", pedem benfiquistas, que estão desagradados com a atribuição de prémios em várias categorias pelo organismo liderado por Pedro Proença.

José Calado, antigo capitão encarnado, diz que a atribuição do prémio de melhor do ano "é tanga". "Esta história do melhor jogador do campeonato, para mim, é tanga", começou por dizer o antigo capitão do Benfica, realçando que, em jogos do FC Porto, por exemplo, "Pepê foi melhor de longe que Otávio".

A este propósito, o ex-médio diz que "infelizmente, temos o futebol que merecemos". E, por isso, o antigo capitão das águias entende que depois de Otávio ser eleito como o melhor jogador do campeonato e Iván Jaime, do Famalicão, o melhor jovem, "só faltava eleger aquele que foi o dirigente do ano". E aí, ironizou José Calado, seria "Luís Gonçalves".

"Se fosse o dirigente do ano colocava o engenheiro Luís Gonçalves", indicou o antigo centrocampista encarnado, criticando as escolhas dos jogadores do ano da Liga.

"Não está em causa a qualidade do jogador", disse Calado sobre Otávio, criticando, contudo, o comportamento do camisola 25 dos azuis e brancos.

"Vai para fora do campo e ofende os adversários, dentro de campo provoca companheiros de outras equipas, reclama na cara dos árbitros", referiu o ex-futebolista, dizendo que é "inadmissível" que Otávio faça o que faz.

"Numa Liga que se quer séria é inadmissível. A qualidade do jogador é inegável, atenção", assinalou o antigo médio do Benfica, em declarações na CMTV, onde criticou a ausência de António Silva como melhor jovem jogador do ano.

"A eleição do jogador jovem, o António Silva, com 19 anos, joga em que Liga? Faz 44 jogos. Vai ao Qatar e faz uma época fantástica. Gostava de ver qual o critério para esta eleição. Não vejo critérios", concluiu o antigo capitão benfiquista.

Iván Jaime eleito o melhor jogador jovem do campeonato

Ainda a polémica em relação a Otávio estava no ar, entre benfiquistas, e apareceu a notícia a dar conta de que Iván Jaime tinha sido eleito o melhor jogador jovem do campeonato, provocando descontentamento entre adeptos dos campeões nacionais, que têm declarado, por exemplo, que António Silva deveria levar para casa esse prémio.

António Silva foi uma das figuras da defesa do Benfica ao longo da época. O jovem jogador, que venceu a UEFA Youth League na última temporada, foi aposta de Roger Schmidt e ao lado de Otamendi formou a dupla de centrais do clube campeão nacional.

Ainda assim, os capitães e treinadores em votação promovida pela Liga, de Pedro Proença, optaram por atribuir o prémio de melhor jovem a Iván Jaime, do Famalicão.