Portugal
"Vitória de André Villas-Boas muito se deve ao Ministério Público"
2024-04-27 23:50:00
"Quando usufruiu dessas práticas nunca se lembrou de denunciar absolutamente nada", diz Diamantino Miranda

Pinto da Costa vai passar a ser ex-presidente do FC Porto. André Villas-Boas venceu as eleições mais concorridas de que há memória na história do FC Porto. E há reações entre rivais. Diamantino Miranda, antigo futebolista e assumido adepto do Benfica, entende a vitória também se explica pela entrada do Ministério Público nos últimos tempos no universo azul e branco.

"Há um ADN enraizado no FC Porto há muitos anos que as pessoas não vão perder de um momento para o outro. Aliás, eu disse aqui várias vezes mesmo sobre André Villas-Boas que só se tinha lembrado de algumas coisas depois de se meter como candidato", começou por referir Diamantino Miranda.

Villas-Boas com vitória que "muito deve ao Ministério Público"

O antigo jogador de futebol lembrou que "quando usufruiu dessas práticas nunca se lembrou de denunciar absolutamente nada", destacou, não acreditando numa mudança profunda no emblema portista.

"Eu acho que há uma continuidade mas uma continuidade mais modernizada, de alguém que é muito mais novo, que tem outras ideias. Agora a rivalidade com os clubes de Lisboa não me parece que vá abrandar. Vai mudar é o paradigma dessa rivalidade", admitiu Diamantino Miranda, que falava na CMTV.

Para o ex-futebolista, a vitória de André Villas-Boas nas eleições do FC Porto levará a uma rivalidade com os clubes de Lisboa "mais civilizada, já se percebe isso".

"Não acredito que vá baixar a intensidade da rivalidade. Agora, a forma da rivalidade acho que sim. Mal seria se alguém, pela idade que tem, por aquilo que já percorreu, que continuasse com algumas práticas que o FC Porto teve, principalmente com Pinto da Costa durante todos estes anos".

Diamantino Miranda prevê que a rivalidade vai manter-se, mudando "a forma". "Toda a gente percebe aquilo que eu estou a dizer. Durante quarenta e tal anos só quem não jogou durante muitos anos ou não ia ao Estádio das Antas, no Dragão já não tanto, é que não sabe aquilo que se passava. Portanto, acho que isso vai mudar."

"Quando usufruiu dessas práticas nunca se lembrou de denunciar absolutamente nada"

O antigo jogador entende que uma das coisas que "traiu Pinto da Costa foi não perceber há uns anos atrás que não podiam acontecer as mesmas coisas que aconteciam há 30 anos atrás, vinte a tal anos".

"Estas eleições eu tenho quase a certeza, mas é uma opinião muito minha, que muito se deve esta vitória de André Villas-Boas ao Ministério Público. Não acredito que sem o Ministério Público ter entrado depois daquela assembleia [13 de novembro de 2023] em ação que estas eleições decorressem da maneira que decorreram. Nem sequer havia, e toda a gente percebe, esta afluência", salientou ainda Diamantino Miranda.

O futebol português assiste a um dia histórico e o FC Porto, em particular. André Villas-Boas derrota aquele a quem chamou de "presidente dos presidentes". Pinto da Costa liderou o FC Porto durante 42 anos. 

Nos tempos mais recentes, já contestado por alguns adeptos, Pinto da Costa realizou algumas ações que fizeram lembrar, por exemplo, a Maniche a série "Donas de Casa Desesperadas".