Prolongamento
"Não escondo as palavras. Palhinha deve jogar? Há jogadores que vão como prémio"
2021-06-22 13:20:00
"O povo português quer que a Seleção jogue lindamente e bonito?", questiona Sousa

Fernando Santos tem optado por um meio-campo com Danilo Pereira e William Carvalho mas entre os 'selecionadores' de bancada, muitos têm reclamado outro tipo de opção para o miolo da equipa das quinas. Entre os que preferiam ver Renato Sanches ou Sérgio Oliveira, aos que gostariam de ter Rúben Neves ou João Moutinho, ou até João Palhinha, várias são as possibilidades que o selecionador nacional pode tomar de acordo com o leque de opções que levou para o Euro2020.

Sousa, antigo jogador português e atualmente no papel de comentador na Sport TV, comentou as possibilidades que Fernando Santos poderá tomar no que resta do Campeonato da Europa mas considera que o selecionador costuma optar por jogadores que já têm algum tipo de história ou caminhada consigo.

Em comentário no programa Zona Euro, Sousa respondeu a uma questão sobre se João Palhinha, tido como um elemento fundamental no meio-campo do Sporting que se sagrou campeão, merece ir a jogo.

"Será que o Palhinha merece ou deve jogar? Isto pode parecer controverso mas eu não consigo esconder as palavras. Há jogadores que vão como prémio [ao Euro2020]. É um prémio", afirmou Sousa.

O antigo futebolista considerou, todavia, que o centrocampista pode ser lançado pelo selecionador nacional. "Se houver necessidade, vai lá para dentro. Mas não acredito que seja uma opção para entrar de início frente a França, [num jogo] que pode decidir muita coisa. Eu não estou a dizer que não vai", reiterou.

"Assim como Pedro Gonçalves que foi convocado. Têm muita qualidade mas que história têm na nossa Seleção com Fernando Santos? Reparem que Fernando Santos usa jogadores nos quais confia e que têm vindo a ganhar o seu espaço como o Diogo Jota. O André Silva ainda não ganhou o espaço dele e olha o que fez na Alemanha", referiu.

Além disso, Sousa explicou ainda que os portugueses devem perceber as linhas orientadoras da Seleção Nacional desde que Fernando Santos assumiu o cargo.

"Fernando Santos muitas vezes foi criticado por ter arrastado a nossa Seleção ao título. Como fomos passando a fase de grupos [em 2016]? Com três empates, foi de arrasto. Foi de arrasto nas outras fases e fomos campeões. Ora bem, o povo português quer que a Seleção jogue lindamente e bonito? Porque o jogo contra a Alemanha foi aberto. Se calhar temos de ter uma Seleção de arrasto e um 0-0", salientou Sousa, certo de que Fernando Santos não agradará a todos.

"Nunca se consegue agradar a todos na forma de abordar uma partida. Ele vai querer uma equipa equilibrada e intensa", vaticinou, já em jeito de lançamento do jogo frente a França, que será disputado na quarta-feira.