Portugal
"É Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga. O resto é para cumprir calendário"
2023-08-18 11:40:00
"A grande verdade e a realidade do futebol português e não interessa a ordem", diz treinador Augusto Inácio

A Arouca foi a equipa sensação do último campeonato e, com isso, a turma da serra da Freita assegurou o direito a participar nas provas europeias. A viagem pelo futebol da UEFA foi curta para o Arouca que, ainda assim, ganhou o jogo em casa, mas acabou por perder na Noruega. No entanto, o jogo do Arouca contra o Brann, em terras nórdicas, não teve acompanhamento televisivo e muitas vozes se têm levantado com críticas pela forma como o futebol nacional olha para clubes que não sejam Benfica, FC Porto, Sporting e até SC Braga, nos últimos anos.

Augusto Inácio, treinador e ex-dirigente de futebol, foi um dos últimos técnicos a 'derrubar' a hegemonia dos chamados 'três grandes' e do SC Braga e venceu, pelo Moreirense, uma edição da Taça da Liga. É por isso, com profundo conhecimento de causa que o treinador, que já treinou o Sporting mas também outras equipas portuguesas, diz que o que importa às pessoas são "Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga".

"A grande verdade e a realidade do futebol português, e temos de colocar o 'dedo na ferida' e não interessa a ordem FC Porto, Benfica, Sporting e SC Braga, e o resto é para cumprir calendário e tentar fazer o melhor", afirmou Augusto Inácio, em declarações num programa do canal A Bola TV.

Após a vitória em Portugal por 2-1, o Arouca foi derrubado pelos noruegueses, na quinta-feira, num jogo onde chegaram ao intervalo a perder por 3-0.

Nessa altura do encontro da segunda mão da eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Conferência da UEFA iam valendo os golos ​​​​​​​Myhre (6 minutos), Knudsen (42) e Finne (45).

No segundo tempo, a formação treinada por Daniel Ramos ainda reduziu por intermédio de Sylla (57 minutos) mas o resultado não mais se iria alterar numa partida em que os arouquenses tiveram Galovic a ser expulso aos 90+3'.

Depois do Vitória de Guimarães, que já tinha sido afastado da Liga Conferência, foi a vez do Arouca também dizer adeus de forma precoce à terceira prova da hierarquia da UEFA.

Deste modo, Portugal conta apenas agora com Benfica e FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões e o SC Braga a tentar lá chegar, se ultrapassar o playoff de acesso que é contra os gregos do Panathinaikós.

Já o Sporting, de Rúben Amorim, que ficou em quarto lugar no último campeonato, tem presença garantida na próxima edição da Liga Europa da UEFA.