Artigo de opinião de Gil Guilherme
Nos dias de hoje, os clubes desportivos de formação já olham para a pré-época de uma forma muito mais pormenorizada e detalhada do que antigamente. Atualmente, este período revela-se fundamental para treinadores e atletas, na medida em que permite preparar, a nível tático e físico, a nova época desportiva, e uma grande dor de cabeça para as secretarias dos clubes, uma vez que são vários os processos burocráticos a desenvolver e, consequentemente, um enorme volume de trabalho e controlo necessário para executar as tarefas. Desta forma, é crucial que o funcionamento das funções administrativas dos clubes seja o mais eficiente possível, de forma a não sobrecarregar ou esgotar os colaboradores, no início da temporada.
Neste sentido, destaco 4 funcionalidades que um Software de Gestão desportiva pode ter no início de uma época desportiva:
1. Passagem de informação entre épocas desportivas
A transição de informação das equipas e atletas para a nova época desportiva costuma ser uma tarefa morosa e muito trabalhosa para os administrativos dos clubes. Perdem-se várias horas a selecionar a informação necessária e a excluir aquela que já não faz sentido.
Com um Software de Gestão desportiva, a transição de informação entre épocas, tornou-se muito mais fácil e ágil. Agora, em cada equipa, existe a opção de transitar os atletas e staff de uma época para a época seguinte. Em cada uma das ações é ainda possível escolher a informação que se pretende transitar.
2. Controlo das inscrições no clube e nas competições
No início de cada época desportiva, é natural repetirem-se as mesmas preocupações relativas às inscrições dos atletas no clube e nas competições. Os clubes têm de lidar com muita informação, documentação e várias etapas até terminar o processo de cada atleta, pelo que facilmente se perde informação. Neste sentido, um software de gestão permite registar toda a informação tanto na inscrição no clube, como na competição desportiva e acompanhar o processo de inscrição de cada atleta através de um relatório.
3. Monitorização do Exame Médico
Outra das preocupações habituais no início de cada época desportiva é o obrigatório Exame Médico Desportivo. Os principais desafios passam por garantir que o exame foi feito e está na posse do clube.
Um Software de Gestão Desportiva, ao centralizar a informação dos exames médicos na ficha clínica do atleta, permite acompanhar todo o histórico de lesões e doenças do mesmo. O relatório de exames médicos também facilita a monitorização e acompanhamento dos exames de todos os atletas do clube no início e ao longo da época desportiva.
4. Saída de atletas
O desconhecimento no que diz respeito à saída de atletas de um determinado clube revela-se outro problema frequente no setor desportivo em Portugal. Sem conhecer a informação sobre o abandono da prática desportiva, os clubes dificilmente conseguirão melhorar a retenção de atletas, quer na mudança de época desportiva, quer ao longo do ano.
De forma a conhecer ao pormenor este momento, com um Software de Gestão Desportiva é possível preencher a data e motivo de saída de um atleta do clube. No futuro, com o registo desta informação, será possível perceber as tendências e os padrões de comportamento através de gráficos automáticos.
De forma geral, como conseguimos entender, as secretarias dos clubes desportivos de formação, no início de cada época desportiva, deparam-se com problemas recorrentemente. Processos de transição de época, controlo de documentos ou inscrições de atletas, tornam-se facilmente uma dor de cabeça!
Felizmente, hoje em dia, é possível tornar o trabalho no início da época desportiva mais eficiente, produtivo e totalmente colaborativo com a ajuda de um Software de Gestão Desportiva.