A luta pelo título e pelos lugares de acesso às provas europeias assume nesta época um particular motivo de interesse, visto que as vagas para a Liga dos Campeões ficaram mais reduzidas para clubes da I Liga e porque o 'bolo financeiro' aumentará para os emblemas que estiverem presentes na mais prestigiante prova de clubes da UEFA.
Deste modo, os emblemas nacionais que tradicionalmente integram a Champions reforçaram-se para tentarem alcançar uma de duas vagas que dão acesso à Liga dos Campeões, sendo que o primeiro classificado, o campeão nacional, entra direto e o segundo classificado, o vice-campeão, terá de disputar as fases de acesso ainda, sendo que terá aberto o cenário dos milhões e do prestígio.
Assim, Benfica, Sporting, FC Porto e SC Braga, para citar os clubes que recentemente representaram Portugal na Champions, entraram no campeonato com essa missão, mas tendo também um calendário apertado com jogos de outras provas, nomeadamente as europeias.
Carlos Freitas e os reforços do Benfica que são apresentados "como os melhores do mundo"
Benfica, FC Porto e SC Braga começaram a época na Champions, ao passo que o Sporting integrou a Liga Europa e, neste momento, só o FC Porto continua na Liga dos Campeões, enquanto que os rivais lisboetas estão na Liga Europa e o SC Braga já disse adeus às provas da UEFA.
Apesar do investimento feito por António Salvador, o SC Braga caiu da Champions para a Liga Europa e na Liga Europa só se aguentou uma eliminatória, embora o emblema conte nas suas fileiras com nomes de relevo como João Moutinho, Fonte ou Pizzi, além de Ricardo Horta.
Nos últimos anos, a administração arsenalista tem vindo a dotar o plantel com jogadores com provas dadas no futebol nacional e internacional. Contudo, o SC Braga, que na última época ficou no terceiro lugar, tem vindo a sentir dificuldades ao longo desta época.
Ao comentar o momento do SC Braga, do qual foi dirigente, Carlos Freitas acabou por fazer uma comparação com aquilo que são as expectativas que são geradas no SC Braga e no Benfica, a seu ver, época após época.
"Muitas vezes, a gestão de expectativas acaba por ser o pecado original", começou por referir Carlos Freitas, no Canal 11, atirando com a comparação entre emblemas.
"O Benfica tem um pecado que é, no verão, todos os jogadores que chegam, normalmente, são apresentados como os melhores do mundo na posição. Antes de começarem a jogar."
"O SC Braga, hoje em dia, tem um problema com o qual tem que lidar. Provavelmente, gasta demais para ser quarto classificado, mas não tem os meios dos três crónicos candidatos", disse Carlos Freitas que, anteriormente, já tinha mencionado o lote de adversários que tinham calhado ao SC Braga na Champions. "Quem paga 12 euros ou 15 entende que o Real Madrid é um passeio", ironizou Carlos Freitas.