Soam os alarmes na Europa do futebol com uma saída cada vez mais pronunciada de jogadores para a Liga saudita a troco de muito dinheiro. Há muitos anos que o Médio Oriente tenta cativar jogadores mas nunca como agora tantas estrelas fizeram as malas e rumaram ao golfo. Cristiano Ronaldo deixou o Manchester United e, depois do Mundial, assinou pelo Al Nassr, avisando que em pouco tempo a Liga saudita seria uma das mais importantes do planeta futebol.
Henrique Raposo, especialista em História e Ciência Política, deixa um duro ataque ao capitão da Seleção Nacional por, em seu entender, ter aberto a porta deste mercado ao mediatismo, até porque, diz, "o problema aqui começa com Ronaldo". "Ronaldo transformou-se num idiota útil de uma ditadura, numa das piores ditaduras do mundo, e abriu a porta para outros jogadores serem também idiotas úteis de uma ditadura que se está a tentar legitimar", alerta Henrique Raposo, em declarações à Renascença, temendo o impacto que isto possa ter nos valores europeus.
"É imprevisível e um pouco triste vermos jogadores de futebol que são estrelas, que são símbolos e exemplos para as nossas crianças, não só na Europa, mas no resto do mundo, a transformarem-se literalmente em idiotas úteis de uma ditadura", criticou Henrique Raposo, lamentando que ninguém venha a público condenar esta situação.
"Um jogador, um presidente, um ex-jogador - que diga alguma coisa, que diga ‘vocês não podem ser tão fáceis e não podem estar a ajudar a transformar, a legitimar uma ditadura", assinalou este especialista em História e Ciência Política.
Além de Cristiano Ronaldo, nos últimos tempos, outras estrelas do futebol mundial já assinaram por clubes do campeonato da Arábia Saudita.
Nomes como Karim Benzema, Kanté, Edouard Mendy ou Koulibaly estão certos em emblemas árabes. Também o português Rúben Neves, que alinhava há vários anos na Premier League, já foi oficializado na Liga saudita.
"Nos próximos cinco anos pode ser a quinta melhor liga do mundo"
Em recente entrevista concedida aos meios de comunicação da Liga saudita, Cristiano Ronaldo disse que a Liga da Arábia Saudita estará entre as cinco principais do mundo num futuro próximo.
"O campeonato saudita está a melhorar, na próxima época ainda vai ser melhor. Passo a passo acho que vai ser uma das cinco melhores ligas do mundo", avisou Ronaldo, deixando alguns conselhos.
"Mas precisa de tempo, de jogadores e infraestruturas, mas acredito no potencial deste país e deste povo. Acredito que o campeonato vai ser fantástico", referiu o veterano avançado português.